Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Claúdia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorFREIRE, Deiviane Reis de Melo-
dc.date.accessioned2025-09-22T17:41:31Z-
dc.date.available2025-09-22T17:41:31Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationFREIRE, Deiviane Reis de Melo. Estratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores no uso de agrupamentos nos anos iniciais do ensino fundamental I para o trabalho com a heterogeneidade de conhecimentos. Utilizamos como instrumento de coleta de dados 10 observações de aulas, além de uma entrevista semiestruturada feita com a professora, além do registro no caderno de campo, com intuito de identificar na sua postura frente às situações na sala que venham a estar em acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram analisados mediante a perspectiva teórica da análise temática. Os resultados parciais mostraram que a docente tem um trabalho voltado para as heterogeneidades com grupos, porém durante a mediação das atividades pedagógicas não usa de maneira proveitosa esses agrupamentos.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAgrupamentopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleEstratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2627998999413282pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study is to analyze teachers' pedagogical practices in using groupings in the early years of elementary school to address heterogeneous knowledge. We used 10 classroom observations as data collection tools, as well as a semi-structured interview with the teacher, along with field notes. The aim was to identify her approach to classroom situations that align with the research objectives. The data were analyzed using the theoretical perspective of thematic analysis. Partial results showed that the teacher's work focuses on addressing heterogeneity with groups, but during the facilitation of pedagogical activities, she does not utilize these groupings effectively.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Deiviane Reis- Versão 20-08.docx.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Deiviane_Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_.docx_assinado.pdf110,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons