Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102

Compartilhe esta página

Título: O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio
Autor(es): MENDES, Tiago Valdevino
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Geografia; Cinema
Data do documento: 26-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mendes, Tiago Valdevino. O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de conhecimento e conteúdo da série da educação básica escolhidos para a seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tiago Valdevino Mendes.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons