Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCALHEIROS, Silvana Quintella Cavalcanti-
dc.contributor.authorMENDES, Tiago Valdevino-
dc.date.accessioned2025-09-19T15:59:43Z-
dc.date.available2025-09-19T15:59:43Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationMendes, Tiago Valdevino. O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de conhecimento e conteúdo da série da educação básica escolhidos para a seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleO ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0974688273965606pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2473271433942793pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis work presents reflections and proposals on the use of cinematographic language in approaching geographical themes, since films captivate a significant portion of society and embed in viewers' memories fictional scenarios and narratives full of real elements of space, capable of contributing to the teaching-learning process and geographical literacy. In this work cinematographic works are brought together in a catalog, made available in website format, so that geography teachers interested in the subject can have indications of films and activities by accessing them online. To carry out this work, documents such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Paraíba High School Curriculum Proposal were used to select the objects of knowledge and content of the basic education grade chosen for the selection of films according to the age classification: 1st grade of High School. In this way, it is proposed that the films act as an immersive trigger for the students and improve their understanding of the content laid out in the classroom.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tiago Valdevino Mendes.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons