Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALHEIROS, Silvana Quintella Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | MENDES, Tiago Valdevino | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T15:59:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T15:59:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | Mendes, Tiago Valdevino. O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de conhecimento e conteúdo da série da educação básica escolhidos para a seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0974688273965606 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2473271433942793 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents reflections and proposals on the use of cinematographic language in approaching geographical themes, since films captivate a significant portion of society and embed in viewers' memories fictional scenarios and narratives full of real elements of space, capable of contributing to the teaching-learning process and geographical literacy. In this work cinematographic works are brought together in a catalog, made available in website format, so that geography teachers interested in the subject can have indications of films and activities by accessing them online. To carry out this work, documents such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Paraíba High School Curriculum Proposal were used to select the objects of knowledge and content of the basic education grade chosen for the selection of films according to the age classification: 1st grade of High School. In this way, it is proposed that the films act as an immersive trigger for the students and improve their understanding of the content laid out in the classroom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tiago Valdevino Mendes.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons