Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66096

Share on

Title: Do poema à HQ : itinerário de experiências literárias com tradução intersemiótica no 9o ano
Authors: FEITOSA, Raísa Almeida
Keywords: Educação literária; Leitura subjetiva; Didática da poesia; Tradução intersemiótica; História em quadrinhos
Issue Date: 28-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FEITOSA, Raísa Almeida. Do poema à HQ: itinerário de experiências literárias com tradução intersemiótica no 9o ano. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa-ação, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), consistiu na elaboração e implementação de um Itinerário de Experiências Literárias junto a uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental, cuja finalidade precípua foi a formação de leitores de poesia. A escolha de trabalhar o gênero poema deveu-se a dados que mostram o afastamento progressivo dos adolescentes em relação ao gênero lírico (Brasil, 2020) e outros que apontam para uma abordagem formalista dos textos poéticos em livros didáticos, além de pesquisas que sinalizam o desprestígio da poesia na Educação Básica (Pinheiro, 2018). Diante disso, enfatizamos no itinerário o efeito estético implicado no jogo lúdico entre o leitor e o texto poético, assim como a relação leitor-obra-leitura no processo de apropriação do texto literário pelo leitor. Para tanto, a metodologia incluiu dispositivos didáticos como a Antologia, o Diário de Sensações e o Círculo de Leitura. A nossa hipótese de pesquisa foi que a tradução intersemiótica de poemas para a linguagem-ambiente dos quadrinhos contribuiria para a formação de leitores de poesia na turma de 9o ano. A quadrinização é compreendida neste trabalho como uma consequência da apropriação do texto literário pelo leitor, configurando-se como uma produção de leitura literária (Langlade, 2013), em vez de uma atividade mecânica de transposição do texto de um código para o outro. Para elaborar esse percurso, foram essenciais as contribuições dos teóricos da Leitura Subjetiva (Rouxel et al, 2013; Xypas, 2018a, 2018b, 2020, 2022, 2023), as práticas de leitura literária propostas por Cosson (2021a, 2021b) e as orientações a respeito da didática da poesia de Pinheiro (2018, 2024), Munita (2023, 2024), dentre outros autores. Para discutir o fenômeno poético, recorremos às vozes de Bosi (2000), Candido (1996) e outros. Em relação à tradução intersemiótica, evocamos Plaza (2013), Campos (2015) e Clüver (2011). No que concerne aos quadrinhos, foram fundamentais Guerini e Barbosa (2013), Barbieri (2017), além de outros teóricos. A análise dos resultados trouxe a percepção de que os estudantes se tornaram responsáveis pelo agenciamento dos signos dos poemas- fonte ao criarem outros signos a partir deles na linguagem-ambiente dos quadrinhos. Verificamos que as produções multimodais de leitura literária dos alunos correspondem a possibilidades de compreensão e interpretação dos poemas dos quais derivaram ─ um ato experimental com valor estético e pedagógico intrínseco. Em sua autoavaliação, boa parte dos alunos sinalizou que houve aquisição de novos saberes literários e que foi estabelecida uma nova relação com a poesia e com o gênero poema. Concluímos, assim, que a fruição qualificada ocorre a partir de uma mediação que valoriza a emergência da subjetividade dos leitores e, a partir dela, realiza a análise guiada ─ e colaborativa ─ dos textos literários. Nesse sentido, tanto a leitura analítica quanto a subjetiva são importantes para que ocorra a experiência estética, uma vez que a razão e as emoções, mobilizadas a partir da curiosidade e da imaginação do sujeito leitor, fundam a experiência literária como uma entrega participativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66096
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Raísa Almeida Feitosa.pdf14,79 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons