Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66053
Share on
Title: | O defunto autor: representação do tédio e da melancolia em Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Authors: | Lima, Gabryella Gomes do Nascimento Veras |
Keywords: | Memórias póstumas de Brás Cubas; melancolia; modernidade |
Issue Date: | 21-Aug-2025 |
Citation: | LIMA, Gabryella Gomes do Nascimento Veras. O defunto-autor: representação do tédio e da melancolia em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras- Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente estudo propõe uma análise centrada na representação da melancolia na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O objetivo principal é problematizar de que maneira essa melancolia atravessa a figura do narrador-personagem, Brás Cubas, articulando-se à constituição de um sujeito moderno marcado pelo desencanto, pelo tédio e pela fragmentação da experiência. Autores como Antonio Candido (1997), Alfredo Bosi (2005) e Sérgio Paulo Rouanet (2007) forneceram perspectivas essenciais para compreender a presença da melancolia na tessitura narrativa de Machado, cada um a seu modo apontando para um sujeito cindido, irônico e desencantado. Para tratar da ideia de melancolia, recorremos ao texto Luto e melancolia de Freud (2006) e às principais ideias de Walter Benjamin (1984) sobre o tema. Essa leitura nos permite observar que a melancolia na obra não se restringe a uma tonalidade emocional ou psicológica, mas se configura como um dispositivo formal e discursivo, presente tanto na fragmentação da narrativa quanto nas escolhas temáticas do autor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66053 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabryella Gomes do Nascimento Veras Lima.pdf | 333,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License