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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040
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Título : | Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE |
Autor : | NASCIMENTO, Mayara Vitória Ribeiro do |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Políticas educacionais; Recife-PE |
Fecha de publicación : | 8-ago-2025 |
Citación : | Nascimento, Mayara Vitoria Ribeiro do. Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: Uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um tema de grande relevância para a efetivação da educação inclusiva no Brasil. O objetivo deste artigo é analisar como as orientações políticas nacionais e a norma da rede municipal de Recife-PE se articulam para guiar o processo avaliativo deste público específico. Com essa finalidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por meio de análise documental das principais diretrizes — como a Proposta Curricular nacional para a EJA, as Diretrizes Operacionais para a EJA e a Política Nacional de Educação Especial — e sua relação com a política local. Os resultados revelam que, embora haja uma forte convergência conceitual entre as esferas federal e municipal em torno de uma avaliação processual e formativa, existe uma lacuna significativa no que diz respeito às orientações procedimentais e instrumentos práticos. Conclui-se que a articulação normativa aponta para um ideal inclusivo, mas sua fragilidade na oferta de suporte prático delega ao professor a complexa tarefa de traduzir princípios teóricos em ações pedagógicas concretas, evidenciando uma distância entre a política educacional prescrita e as necessidades da prática docente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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