Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE
Autor(es): NASCIMENTO, Mayara Vitória Ribeiro do
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Políticas educacionais; Recife-PE
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: Nascimento, Mayara Vitoria Ribeiro do. Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: Uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um tema de grande relevância para a efetivação da educação inclusiva no Brasil. O objetivo deste artigo é analisar como as orientações políticas nacionais e a norma da rede municipal de Recife-PE se articulam para guiar o processo avaliativo deste público específico. Com essa finalidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por meio de análise documental das principais diretrizes — como a Proposta Curricular nacional para a EJA, as Diretrizes Operacionais para a EJA e a Política Nacional de Educação Especial — e sua relação com a política local. Os resultados revelam que, embora haja uma forte convergência conceitual entre as esferas federal e municipal em torno de uma avaliação processual e formativa, existe uma lacuna significativa no que diz respeito às orientações procedimentais e instrumentos práticos. Conclui-se que a articulação normativa aponta para um ideal inclusivo, mas sua fragilidade na oferta de suporte prático delega ao professor a complexa tarefa de traduzir princípios teóricos em ações pedagógicas concretas, evidenciando uma distância entre a política educacional prescrita e as necessidades da prática docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mayara_Vitoria_Ribeiro_do_Nascimento_deposito_assinado (1).pdf264,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons