Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039

Compartilhe esta página

Título: Televisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantil
Autor(es): Gomes, Mirela Maria Marques de Albuquerque Souza
Silva, Paloma Araújo da Silva
Palavras-chave: Educação Infantil; Prática Pedagógica; Televisão; Tecnologia
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: GOMES, Mirela Marques de Albuquerque Souza; SILVA, Paloma Araújo da. Televisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investigou a percepção de professoras da Educação Infantil da rede pública do Recife sobre o uso da televisão como recurso pedagógico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas semiestruturadas com três docentes, analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que a televisão é utilizada como apoio ao planejamento pedagógico, facilitando a aprendizagem por meio de estímulos visuais e sonoros. As participantes destacaram benefícios como maior engajamento das crianças e apoio à inclusão. No entanto, identificou-se a ausência de formação específica sobre o uso da TV, o que limita seu potencial pedagógico. Conclui-se que a televisão pode ser uma ferramenta significativa, desde que utilizada com intencionalidade e formação adequada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons