Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbranches, Sérgio Paulino-
dc.contributor.authorGomes, Mirela Maria Marques de Albuquerque Souza-
dc.contributor.authorSilva, Paloma Araújo da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-17T21:31:39Z-
dc.date.available2025-09-17T21:31:39Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationGOMES, Mirela Marques de Albuquerque Souza; SILVA, Paloma Araújo da. Televisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a percepção de professoras da Educação Infantil da rede pública do Recife sobre o uso da televisão como recurso pedagógico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas semiestruturadas com três docentes, analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que a televisão é utilizada como apoio ao planejamento pedagógico, facilitando a aprendizagem por meio de estímulos visuais e sonoros. As participantes destacaram benefícios como maior engajamento das crianças e apoio à inclusão. No entanto, identificou-se a ausência de formação específica sobre o uso da TV, o que limita seu potencial pedagógico. Conclui-se que a televisão pode ser uma ferramenta significativa, desde que utilizada com intencionalidade e formação adequada.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleTelevisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2597468118751200pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9070763811045760pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated the perceptions of early childhood education teachers in the Recife public school system regarding the use of television as a pedagogical resource. The qualitative research included semi-structured interviews with three teachers, analyzed using content analysis. The results demonstrated that television is used to support pedagogical planning, facilitating learning through visual and audio stimuli. Participants highlighted benefits such as increased child engagement and support for inclusion. However, a lack of specific training on television use was identified, limiting its pedagogical potential. The conclusion is that television can be a significant tool, provided it is used intentionally and with adequate training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons