Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abranches, Sérgio Paulino | - |
dc.contributor.author | Gomes, Mirela Maria Marques de Albuquerque Souza | - |
dc.contributor.author | Silva, Paloma Araújo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T21:31:39Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T21:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Mirela Marques de Albuquerque Souza; SILVA, Paloma Araújo da. Televisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66039 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a percepção de professoras da Educação Infantil da rede pública do Recife sobre o uso da televisão como recurso pedagógico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas semiestruturadas com três docentes, analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que a televisão é utilizada como apoio ao planejamento pedagógico, facilitando a aprendizagem por meio de estímulos visuais e sonoros. As participantes destacaram benefícios como maior engajamento das crianças e apoio à inclusão. No entanto, identificou-se a ausência de formação específica sobre o uso da TV, o que limita seu potencial pedagógico. Conclui-se que a televisão pode ser uma ferramenta significativa, desde que utilizada com intencionalidade e formação adequada. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Televisão na sala de aula: a percepção das professoras sobre o uso na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2597468118751200 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated the perceptions of early childhood education teachers in the Recife public school system regarding the use of television as a pedagogical resource. The qualitative research included semi-structured interviews with three teachers, analyzed using content analysis. The results demonstrated that television is used to support pedagogical planning, facilitating learning through visual and audio stimuli. Participants highlighted benefits such as increased child engagement and support for inclusion. However, a lack of specific training on television use was identified, limiting its pedagogical potential. The conclusion is that television can be a significant tool, provided it is used intentionally and with adequate training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mirela Maria Marques de Albuquerque Souza Gomes e Paloma Araújo da Silva.pdf | 352,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo de Autorização de Autodeposito de TCC.pdf | 206,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons