Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66023

Share on

Title: O desafio da socioeducação por meio das práticas restaurativas : um estudo de caso com as socioeducandas do Case Santa Luzia (2025.1) sob o viés da criminologia crítica
Authors: ANDRADE, Mariana Nóbrega de
Keywords: Socioeducação; Direitos Humanos; Práticas Restaurativas; Inclusão Social
Issue Date: 17-Jul-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ANDRADE, Mariana Nóbrega de. O desafio da socioeducação por meio das práticas restaurativas: um estudo de caso com as socioeducandas do Case Santa Luzia (2025.1) sob o viés da criminologia crítica. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se investigou os desafios para a implementação das práticas restaurativas como instrumentos da socioeducação no cumprimento da medida de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Luzia, no primeiro semestre de 2025. Este trabalho está fundamentado nos referenciais teóricos da Doutrina da Proteção Integral, da Justiça Restaurativa e da Criminologia Crítica. Por meio de estudo de caso com as adolescentes internas, objetivou-se conhecer o processo da socioeducação a partir das práticas restaurativas, tecendo críticas ao modelo punitivista que tem servido para gerenciar populações consideradas "excedentes" e no qual a lógica de mercado prevalece sobre as garantias sociais. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas com as adolescentes e informais com a pedagoga da unidade, observação e análise documental. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco, tendo havido o consentimento expresso das participantes. Os objetivos específicos consistiram em investigar como são realizadas as práticas restaurativas com as socioeducandas (temas abordados, participantes, espaços, materiais utilizados, frequência, formato, preparação prévia); conhecer as experiências, compreensões e perspectivas das adolescentes sobre essas práticas e os reflexos em suas vidas; e perscrutar o entendimento das adolescentes sobre socioeducação e Justiça Restaurativa. Com os dados coletados emergiram cinco categorias de análise: projeto institucional; prática institucional; investimentos e recursos; experiência restaurativa; e a interseccionalidade e as práticas restaurativas. A dissertação foi estruturada em oito capítulos. Os resultados revelaram uma incongruência entre o projeto institucional da FUNASE, que preconiza a Justiça Restaurativa, e a prática institucional no CASE Santa Luzia, marcada pelo descumprimento do cronograma de atividades (apenas houve uma prática circular em seis meses), pela evidenciada falta de investimentos e recursos, escassez de facilitadores e ausência de pré-círculos/pré-encontros. A pesquisa sublinhou a importância de uma abordagem interseccional, destacando que fatores como raça, gênero, orientação sexual e condições socioeconômicas influenciam a trajetória de vida das socioeducandas e a seletividade do sistema socioeducativo. Concluiu-se que para a eficácia das práticas restaurativas no CASE Santa Luzia é imperativo um alinhamento entre o ideal institucional e o que é executado, o que exige investimentos robustos, a contratação e capacitação de facilitadores, e a efetivação de práticas sensíveis à interseccionalidade, a fim de que seja promovido um processo socioeducativo pedagógico e transformador sob o viés restaurativo, que vai além da punição, com foco na responsabilização com dignidade e conscientização, na cura das feridas causadas pelo conflito, numa reintegração social mais efetiva e na construção de uma cultura de paz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ariana Nóbrega de Andrade.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons