Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66023

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Maria Aparecida Vieira de-
dc.contributor.authorANDRADE, Mariana Nóbrega de-
dc.date.accessioned2025-09-17T17:57:32Z-
dc.date.available2025-09-17T17:57:32Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Mariana Nóbrega de. O desafio da socioeducação por meio das práticas restaurativas: um estudo de caso com as socioeducandas do Case Santa Luzia (2025.1) sob o viés da criminologia crítica. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66023-
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se investigou os desafios para a implementação das práticas restaurativas como instrumentos da socioeducação no cumprimento da medida de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Luzia, no primeiro semestre de 2025. Este trabalho está fundamentado nos referenciais teóricos da Doutrina da Proteção Integral, da Justiça Restaurativa e da Criminologia Crítica. Por meio de estudo de caso com as adolescentes internas, objetivou-se conhecer o processo da socioeducação a partir das práticas restaurativas, tecendo críticas ao modelo punitivista que tem servido para gerenciar populações consideradas "excedentes" e no qual a lógica de mercado prevalece sobre as garantias sociais. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas com as adolescentes e informais com a pedagoga da unidade, observação e análise documental. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco, tendo havido o consentimento expresso das participantes. Os objetivos específicos consistiram em investigar como são realizadas as práticas restaurativas com as socioeducandas (temas abordados, participantes, espaços, materiais utilizados, frequência, formato, preparação prévia); conhecer as experiências, compreensões e perspectivas das adolescentes sobre essas práticas e os reflexos em suas vidas; e perscrutar o entendimento das adolescentes sobre socioeducação e Justiça Restaurativa. Com os dados coletados emergiram cinco categorias de análise: projeto institucional; prática institucional; investimentos e recursos; experiência restaurativa; e a interseccionalidade e as práticas restaurativas. A dissertação foi estruturada em oito capítulos. Os resultados revelaram uma incongruência entre o projeto institucional da FUNASE, que preconiza a Justiça Restaurativa, e a prática institucional no CASE Santa Luzia, marcada pelo descumprimento do cronograma de atividades (apenas houve uma prática circular em seis meses), pela evidenciada falta de investimentos e recursos, escassez de facilitadores e ausência de pré-círculos/pré-encontros. A pesquisa sublinhou a importância de uma abordagem interseccional, destacando que fatores como raça, gênero, orientação sexual e condições socioeconômicas influenciam a trajetória de vida das socioeducandas e a seletividade do sistema socioeducativo. Concluiu-se que para a eficácia das práticas restaurativas no CASE Santa Luzia é imperativo um alinhamento entre o ideal institucional e o que é executado, o que exige investimentos robustos, a contratação e capacitação de facilitadores, e a efetivação de práticas sensíveis à interseccionalidade, a fim de que seja promovido um processo socioeducativo pedagógico e transformador sob o viés restaurativo, que vai além da punição, com foco na responsabilização com dignidade e conscientização, na cura das feridas causadas pelo conflito, numa reintegração social mais efetiva e na construção de uma cultura de paz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectPráticas Restaurativaspt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleO desafio da socioeducação por meio das práticas restaurativas : um estudo de caso com as socioeducandas do Case Santa Luzia (2025.1) sob o viés da criminologia críticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEAL, Maria Angélica dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3793139263813561pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6705733173478276pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis es el resultado de una investigación de campo con un enfoque cualitativo, que investigó los desafíos de implementar prácticas restaurativas como herramientas socioeducativas para el cumplimiento de la medida de internamiento en el Centro de Servicios Socioeducativos (CASE) de Santa Luzia durante el primer semestre de 2025. Este trabajo se fundamenta en los marcos teóricos de la Doctrina de la Protección Integral, la Justicia Restaurativa y la Criminología Crítica. A través de un estudio de caso con adolescentes reclusos, el objetivo fue comprender el proceso socioeducativo mediante prácticas restaurativas, criticando el modelo punitivo que ha servido para gestionar poblaciones consideradas "excedentes" y en el que la lógica del mercado prevalece sobre las garantías sociales. La recolección de datos incluyó entrevistas semiestructuradas con los adolescentes y entrevistas informales con el pedagogo de la unidad, observación y análisis de documentos. La investigación fue autorizada por el Comité de Ética de la Universidad Federal de Pernambuco, con el consentimiento expreso de los participantes. Los objetivos específicos fueron investigar cómo se llevan a cabo las prácticas restaurativas con estudiantes socioeducativos (temas tratados, participantes, espacios, materiales utilizados, frecuencia, formato y preparación previa); conocer las experiencias, comprensiones y perspectivas de los adolescentes con respecto a estas prácticas y su impacto en sus vidas; y examinar su comprensión de las prácticas socioeducativas y la justicia restaurativa. Los datos recopilados produjeron cinco categorías de análisis: diseño institucional; práctica institucional; inversiones y recursos; experiencia restaurativa; e interseccionalidad y prácticas restaurativas. La disertación se estructuró en ocho capítulos. Los resultados revelaron una inconsistencia entre el diseño institucional de FUNASE, que aboga por la justicia restaurativa, y la práctica institucional en CASE Santa Luzia, marcada por el incumplimiento del cronograma de actividades (solo hubo una práctica circular en seis meses), una clara falta de inversión y recursos, una escasez de facilitadores y la ausencia de precírculos/prereuniones. La investigación destacó la importancia de un enfoque interseccional, destacando que factores como la raza, el género, la orientación sexual y las condiciones socioeconómicas influyen en las trayectorias de vida de los reclusos y en la selectividad del sistema socioeducativo. Concluyó que, para que las prácticas restaurativas en CASE Santa Luzia sean efectivas, es fundamental la alineación entre los ideales institucionales y su implementación real. Esto requiere una inversión sustancial, la contratación y capacitación de facilitadores, y la implementación de prácticas que tengan en cuenta la interseccionalidad. Esto fomenta un proceso socioeducativo pedagógico y transformador con un enfoque restaurativo que va más allá del castigo y se centra en la rendición de cuentas con dignidad y consciencia, la sanación de las heridas causadas por el conflicto, una reintegración social más efectiva y la construcción de una cultura de paz.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4669683148918649pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ariana Nóbrega de Andrade.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons