Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66008
Compartilhe esta página
Título: | IA Generativa como Ferramenta de Apoio à Gestão de Stakeholders em Projetos |
Autor(es): | FREITAS, Caroline Almeida de |
Palavras-chave: | Gestão de Stakeholders; Inteligência Artificial Generativa; Gestão de Projetos |
Data do documento: | 12-Ago-2025 |
Citação: | FREITAS, Caroline Almeida de. IA Generativa como Ferramenta de Apoio à Gestão de Stakeholders em Projetos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A gestão de projetos é uma disciplina multifacetada que demanda atenção constante a diversos pilares, sendo a gestão de partes interessadas (stakeholders) um dos mais sensíveis e determinantes para o sucesso de qualquer iniciativa. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), identificar corretamente os stakeholders e compreender seu poder, interesse e influência é essencial para garantir alinhamento, engajamento e a entrega de valor. Contudo, essa etapa do projeto é frequentemente desafiadora, exigindo análise contextual, sensibilidade interpessoal e tomada de decisão baseada em múltiplas variáveis. Diante disso, ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa, como o Gemini, emergem como oportunidades para apoiar os gerentes de projeto nessa tarefa. Este trabalho possui o intuito de investigar de que forma a IA generativa pode ser aplicada como suporte na identificação e categorização de stakeholders, explorando sua utilidade, limitações e potencial contribuição para a prática da gestão de projetos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66008 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline Almeida de Freitas.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons