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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65971

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Título: LITERATURA INDÍGENA E A DECOLONIZAÇÃO DO SABER: DANIEL MUNDURUKU NA ESCOLA
Autor(es): MATOS, Brendha Rubi Jorge Araujo de
Palavras-chave: Literatura Indígena; Letramento Literário; Diversidade Cultural; Ensino de Literatura; Daniel Munduruku
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: MATOS, Brendha Rubi Jorge Araujo de. Literatura indígena e a decolonização do saber: Daniel Munduruku na escola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Após a promulgação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, a literatura indígena, enquanto expressão cultural e identitária, tem ganhado espaço no cenário educacional brasileiro. No entanto, apesar desse avanço legal, a efetivação desse ensino ainda enfrenta desafios significativos, como a formação deficitária de professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o preconceito enraizado em relação aos povos indígenas. Nesse contexto, as obras de Daniel Munduruku emergem como um importante recurso para suprir essas lacunas, ao oferecer narrativas que valorizam a cultura indígena e promovem uma visão mais ampla e crítica da identidade e da história brasileira. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais características da obra de Daniel Munduruku contribuem para o ensino de literatura indígena, com foco em dois de seus livros: Crônicas de São Paulo: um olhar indígena (2010) e Foi vovó que disse (2018). Para embasar essa investigação, o trabalho apoia-se em um referencial teórico que inclui autores como Graça Graúna (2003), que discute o contexto histórico da literatura indígena; Dorrico e Danner (2018), que abordam o ensino da literatura indígena na educação básica e no ensino superior; Thiél (2013), que explora a noção de multiletramento na literatura indígena; e Cunha (2020), que trata da representação cultural e identitária nas narrativas indígenas. Esses autores fornecem as bases conceituais necessárias para analisar as obras de Munduruku e compreender sua relevância no contexto do ensino de literatura indígena. A partir da análise dessas obras, foram constatados aspectos culturais, históricos e literários que propiciam uma melhora no ensino de literatura indígena a partir da presença dessas obras em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65971
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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