Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891

Compartilhe esta página

Título: As tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura.
Autor(es): SANTOS, Layane Ferreira dos
Palavras-chave: Tranças afro; Etnomatemática; Educação antirracista; Educação matemática; Afro-brasileira
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: SANTOS, Layane Ferreira dos. As tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura. 2025. 47f. TCC (Graduação). Curso de Licenciatura Matemática, (CAA-NFD) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O seguinte estudo teve como objetivo mapear e analisar artigos que relacionam as tranças afro e o ensino de Matemática por meio de um Estado do Conhecimento em eventos e periódicos no campo da Educação Matemática no período de 11 anos. Foi fundamentada nas perspectivas da abordagem da Etnomatemática. Quanto à natureza da pesquisa, apresenta um caráter qualitativo, com a técnica da pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, foram selecionados 9 documentos para a análise na pesquisa. Aplicamos o procedimento do Estado do Conhecimento, as categorias de análise utilizadas foram: saberes Matemáticos e Etnomatemáticos nas práticas de trançar, as tranças como uma possibilidade pedagógica e seu possível contexto interdisciplinar, representatividade, identidade e resistência cultural e as contribuições para a Educação Matemática Antirracista. Os resultados revelaram que as tranças afro carregam diversos saberes matemáticos, em especial os relacionados com a Geometria, sendo reconhecidas como práticas com um grande potencial para serem inseridas no ensino de forma culturalmente significativa. Ainda nos resultados, foi demonstrado além de seu valor didático, destacou-se como símbolo de resistência, identidade e ancestralidade, indicando trajetos para o ensino de uma Matemática mais inclusiva e que busca a equidade racial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Layane Ferreira Dos Santos.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons