Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSANTOS, Layane Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-09-12T13:00:56Z-
dc.date.available2025-09-12T13:00:56Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Layane Ferreira dos. As tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura. 2025. 47f. TCC (Graduação). Curso de Licenciatura Matemática, (CAA-NFD) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891-
dc.description.abstractO seguinte estudo teve como objetivo mapear e analisar artigos que relacionam as tranças afro e o ensino de Matemática por meio de um Estado do Conhecimento em eventos e periódicos no campo da Educação Matemática no período de 11 anos. Foi fundamentada nas perspectivas da abordagem da Etnomatemática. Quanto à natureza da pesquisa, apresenta um caráter qualitativo, com a técnica da pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, foram selecionados 9 documentos para a análise na pesquisa. Aplicamos o procedimento do Estado do Conhecimento, as categorias de análise utilizadas foram: saberes Matemáticos e Etnomatemáticos nas práticas de trançar, as tranças como uma possibilidade pedagógica e seu possível contexto interdisciplinar, representatividade, identidade e resistência cultural e as contribuições para a Educação Matemática Antirracista. Os resultados revelaram que as tranças afro carregam diversos saberes matemáticos, em especial os relacionados com a Geometria, sendo reconhecidas como práticas com um grande potencial para serem inseridas no ensino de forma culturalmente significativa. Ainda nos resultados, foi demonstrado além de seu valor didático, destacou-se como símbolo de resistência, identidade e ancestralidade, indicando trajetos para o ensino de uma Matemática mais inclusiva e que busca a equidade racial.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTranças afropt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAfro-brasileirapt_BR
dc.titleAs tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6854006194266128pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThe following study aimed to map and analyze articles that relate Afro braids and mathematics teaching through a State of Knowledge in events and journals in the field of Mathematics Education over a period of 10 years. It was based on the perspectives of the Ethnomathematics approach. Regarding the nature of the research, it is qualitative in nature, using the bibliographic research technique. In this sense, nine documents were selected for analysis in the research. We applied the State of Knowledge methodology, and the categories used were: mathematical and ethnomathematical knowledge in braiding practices, braids as a pedagogical possibility and their possible interdisciplinary context, representativeness, identity, and cultural resistance, and contributions to anti-racist mathematics education. The results revealed that Afro braids carry diverse mathematical knowledge, especially related to geometry, and are recognized as practices with great potential to be incorporated into teaching in a culturally meaningful way. The results also demonstrated that, in addition to their didactic value, they stood out as a symbol of resistance, identity, and ancestry, indicating paths for teaching a more inclusive mathematics that seeks racial equity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Layane Ferreira Dos Santos.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons