Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Layane Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T13:00:56Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T13:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Layane Ferreira dos. As tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura. 2025. 47f. TCC (Graduação). Curso de Licenciatura Matemática, (CAA-NFD) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65891 | - |
dc.description.abstract | O seguinte estudo teve como objetivo mapear e analisar artigos que relacionam as tranças afro e o ensino de Matemática por meio de um Estado do Conhecimento em eventos e periódicos no campo da Educação Matemática no período de 11 anos. Foi fundamentada nas perspectivas da abordagem da Etnomatemática. Quanto à natureza da pesquisa, apresenta um caráter qualitativo, com a técnica da pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, foram selecionados 9 documentos para a análise na pesquisa. Aplicamos o procedimento do Estado do Conhecimento, as categorias de análise utilizadas foram: saberes Matemáticos e Etnomatemáticos nas práticas de trançar, as tranças como uma possibilidade pedagógica e seu possível contexto interdisciplinar, representatividade, identidade e resistência cultural e as contribuições para a Educação Matemática Antirracista. Os resultados revelaram que as tranças afro carregam diversos saberes matemáticos, em especial os relacionados com a Geometria, sendo reconhecidas como práticas com um grande potencial para serem inseridas no ensino de forma culturalmente significativa. Ainda nos resultados, foi demonstrado além de seu valor didático, destacou-se como símbolo de resistência, identidade e ancestralidade, indicando trajetos para o ensino de uma Matemática mais inclusiva e que busca a equidade racial. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tranças afro | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | As tranças afro e sua abordagem etnomatemática na educação antirracista : revisão de literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6854006194266128 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following study aimed to map and analyze articles that relate Afro braids and mathematics teaching through a State of Knowledge in events and journals in the field of Mathematics Education over a period of 10 years. It was based on the perspectives of the Ethnomathematics approach. Regarding the nature of the research, it is qualitative in nature, using the bibliographic research technique. In this sense, nine documents were selected for analysis in the research. We applied the State of Knowledge methodology, and the categories used were: mathematical and ethnomathematical knowledge in braiding practices, braids as a pedagogical possibility and their possible interdisciplinary context, representativeness, identity, and cultural resistance, and contributions to anti-racist mathematics education. The results revealed that Afro braids carry diverse mathematical knowledge, especially related to geometry, and are recognized as practices with great potential to be incorporated into teaching in a culturally meaningful way. The results also demonstrated that, in addition to their didactic value, they stood out as a symbol of resistance, identity, and ancestry, indicating paths for teaching a more inclusive mathematics that seeks racial equity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Layane Ferreira Dos Santos.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons