Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65889

Compartilhe esta página

Título: A transformação digital nas empresas de confecções do APL de Pernambuco : um estudo de caso no Shopping Parque das Feiras em Toritama
Autor(es): SOUZA, Jaelson da Silva
Palavras-chave: Confecção; Inovação; Transformação digital
Data do documento: 28-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Jaelson da Silva. A transformação digital nas empresas de confecções do APL de Pernambuco: um estudo de caso no Shopping Parque das Feiras em Toritama. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A inovação tecnológica digital é a ferramenta motriz da nova era, colocando o processo de Transformação Digital (TD) como elementar para a modernização tecnológica das empresas e condição estratégica para o posicionamento no mercado e geração de valor. É importante compreender que a TD é um fenômeno de mercado de caráter estratégico, com características comerciais, que exige maturidade organizacional e capacidade gerencial integradas. Logo, os desafios mercadológicos contemporâneos são impostos às empresas, obrigando-as a repensar os seus modelos de negócios de modo estratégico. Portanto, este estudo tem como objetivo contextualizar a TD no ambiente do Arranjo Produtivo Local do Agreste de Pernambuco, mais especificamente no Shopping Parque da Feira na cidade de Toritama-PE, em que se consideram as suas características regionais, sobretudo, no campo das confecções. O Shopping Parque das Feiras é um relevante centro comercial localizado no município de Toritama, o qual faz parte do eixo comercial do APL do Agreste de Pernambuco. Em especial atenção às peculiaridades regionais do lócus de pesquisa, o estudo possui método de caráter qualitativo e natureza dedutiva exploratória. Este estudo foi elaborado em três partes: Levantamento teórico, trabalhos de campo e análise dos dados. A coleta dos dados deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com a Gestão Central do Shopping Parque das Feiras e com os lojistas de confecções do espaço supracitado. Para fins de análise, foram realizadas 14 entrevistas com os sujeitos selecionados, em momentos distintos. Cada questionário foi composto por 18 perguntas e subdividido em 05 blocos temáticos; cada bloco foi categorizado a partir do referencial teórico e das perguntas norteadoras. Os principais achados do estudo estão alinhados com a teoria analisada, tendo como ponto central a influência da tecnologia digital nas atividades comerciais das empresas de confecções locais, considerada fundamental para o pleno desenvolvimento do processo da TD nas organizações. No caso em tela, a imaturidade tecnológica, a cultura organizacional fragmentada e ausência de parcerias institucionais enfraquecem a integração com a dinâmica do mercado consumidor, revelando que o processo de TD daquele espaço de compras, ainda é embrionário. E, por fim, o estudo faz algumas considerações relevantes de mitigação das lacunas encontradas, como, por exemplo: aperfeiçoar o nível de comunicação organizacional e executar os projetos e parcerias de ações comerciais como forma de potencializar a modernização tecnológica digital e, consequentemente, as oportunidades de mercado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65889
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaelson da Silva Souza.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons