Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65889

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorSOUZA, Jaelson da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-12T12:52:50Z-
dc.date.available2025-09-12T12:52:50Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Jaelson da Silva. A transformação digital nas empresas de confecções do APL de Pernambuco: um estudo de caso no Shopping Parque das Feiras em Toritama. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65889-
dc.description.abstractA inovação tecnológica digital é a ferramenta motriz da nova era, colocando o processo de Transformação Digital (TD) como elementar para a modernização tecnológica das empresas e condição estratégica para o posicionamento no mercado e geração de valor. É importante compreender que a TD é um fenômeno de mercado de caráter estratégico, com características comerciais, que exige maturidade organizacional e capacidade gerencial integradas. Logo, os desafios mercadológicos contemporâneos são impostos às empresas, obrigando-as a repensar os seus modelos de negócios de modo estratégico. Portanto, este estudo tem como objetivo contextualizar a TD no ambiente do Arranjo Produtivo Local do Agreste de Pernambuco, mais especificamente no Shopping Parque da Feira na cidade de Toritama-PE, em que se consideram as suas características regionais, sobretudo, no campo das confecções. O Shopping Parque das Feiras é um relevante centro comercial localizado no município de Toritama, o qual faz parte do eixo comercial do APL do Agreste de Pernambuco. Em especial atenção às peculiaridades regionais do lócus de pesquisa, o estudo possui método de caráter qualitativo e natureza dedutiva exploratória. Este estudo foi elaborado em três partes: Levantamento teórico, trabalhos de campo e análise dos dados. A coleta dos dados deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com a Gestão Central do Shopping Parque das Feiras e com os lojistas de confecções do espaço supracitado. Para fins de análise, foram realizadas 14 entrevistas com os sujeitos selecionados, em momentos distintos. Cada questionário foi composto por 18 perguntas e subdividido em 05 blocos temáticos; cada bloco foi categorizado a partir do referencial teórico e das perguntas norteadoras. Os principais achados do estudo estão alinhados com a teoria analisada, tendo como ponto central a influência da tecnologia digital nas atividades comerciais das empresas de confecções locais, considerada fundamental para o pleno desenvolvimento do processo da TD nas organizações. No caso em tela, a imaturidade tecnológica, a cultura organizacional fragmentada e ausência de parcerias institucionais enfraquecem a integração com a dinâmica do mercado consumidor, revelando que o processo de TD daquele espaço de compras, ainda é embrionário. E, por fim, o estudo faz algumas considerações relevantes de mitigação das lacunas encontradas, como, por exemplo: aperfeiçoar o nível de comunicação organizacional e executar os projetos e parcerias de ações comerciais como forma de potencializar a modernização tecnológica digital e, consequentemente, as oportunidades de mercado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConfecçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.titleA transformação digital nas empresas de confecções do APL de Pernambuco : um estudo de caso no Shopping Parque das Feiras em Toritamapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2238752613581470pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxDigital technological innovation is the driving force of the new era, placing the Digital Transformation (DT) process as a fundamental element for the technological modernization of companies and a strategic condition for market positioning and value generation. It is important to understand that DT is a strategic market phenomenon, with commercial characteristics, requiring integrated organizational maturity and managerial capabilities. Therefore, contemporary market challenges are imposed on companies, forcing them to strategically rethink their business models. Therefore, this study aims to contextualize DT within the Local Productive Arrangement of the Agreste region of Pernambuco, more specifically the Shopping Parque da Feira in Toritama, Pernambuco, considering its regional characteristics, particularly in the clothing sector. Shopping Parque das Feiras is a major shopping center located in the municipality of Toritama, which is part of the commercial hub of the Agreste region of Pernambuco. Paying particular attention to the regional peculiarities of the research locus, this study uses a qualitative and exploratory deductive method. This study was structured in three parts: theoretical survey, fieldwork, and data analysis. Data collection was conducted through semi-structured interviews with the Central Management of Shopping Parque das Feiras and with clothing retailers in the aforementioned space. For analysis purposes, 14 interviews were conducted with the selected subjects at different times. Each questionnaire consisted of 18 questions and subdivided into five thematic blocks; each block was categorized based on the theoretical framework and guiding questions. The main findings of the study are aligned with the theory analyzed, focusing on the influence of digital technology on the commercial activities of local clothing companies, considered fundamental to the full development of the DT process in organizations. In this case, technological immaturity, a fragmented organizational culture, and a lack of institutional partnerships weaken integration with the dynamics of the consumer market, revealing that the DT process in that purchasing space is still in its infancy. Finally, the study offers some relevant considerations for mitigating the gaps identified, such as improving organizational communication and executing commercial action projects and partnerships as a way to leverage digital technological modernization and, consequently, market opportunities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaelson da Silva Souza.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons