Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65874

Compartilhe esta página

Título: Educação financeira no ensino superior público nordestino: uma análise do PPC de Licenciatura em matemática das universidades estaduais.
Autor(es): ALCANTARA, Joedylla Maxcielle
Palavras-chave: Pedagógico; Educação Matemática; Financeira; Formação; Docente
Data do documento: 20-Ago-2025
Citação: ALCANTARA, Joedylla Maxcielle. Educação financeira no ensino superior público nordestino: uma análise do PPC de licenciatura em matemática das universidades estaduais
Abstract: O presente trabalho trata da Educação Financeira na formação inicial do docente de Matemática e tem como objetivo analisar de que forma está contemplada a Educação Financeira na formação inicial dos professores nas Universidades Estaduais do Nordeste brasileiro, segundo análise dos seus Projetos Pedagógicos de Curso. O estudo se justifica por fazer levantamentos atuais sobre as abordagens da Educação Financeira na formação inicial do professor de matemática, dadas as críticas apontadas na literatura sobre o tema, e assim apresentar considerações que possam resultar em melhorias no processo educacional desses profissionais. Com base nisso, buscou-se responder à seguinte pergunta problematizadora: de que forma está contemplada a Educação Financeira na formação inicial dos professores nas Universidades estaduais do nordeste brasileiro, segundo análise dos seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática? Para esse propósito, realizou-se a análise de 19 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Universidades Estaduais Nordestinas, investigando como a Educação Financeira está inserida na licenciatura em Matemática. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica, exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, cujos procedimentos adotados foram a análise bibliográfica e documental. Como conclusão, identificou-se a escassez da disciplina de Educação Financeira e a falta de atualização dos PPCs das licenciaturas em Matemática nas Universidades Estaduais do Nordeste, além de prevalecer o ensino tradicional das disciplinas correlacionadas e a priorização da disciplina de 60 horas com periodização predominante na metade do curso, obrigatória e sem pré-requisitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65874
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joedylla Maxcielle Alcantara.pdf478,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons