Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65874

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatea-
dc.contributor.authorALCANTARA, Joedylla Maxcielle-
dc.date.accessioned2025-09-11T13:28:47Z-
dc.date.available2025-09-11T13:28:47Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-09-11-
dc.identifier.citationALCANTARA, Joedylla Maxcielle. Educação financeira no ensino superior público nordestino: uma análise do PPC de licenciatura em matemática das universidades estaduaispt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65874-
dc.description.abstractO presente trabalho trata da Educação Financeira na formação inicial do docente de Matemática e tem como objetivo analisar de que forma está contemplada a Educação Financeira na formação inicial dos professores nas Universidades Estaduais do Nordeste brasileiro, segundo análise dos seus Projetos Pedagógicos de Curso. O estudo se justifica por fazer levantamentos atuais sobre as abordagens da Educação Financeira na formação inicial do professor de matemática, dadas as críticas apontadas na literatura sobre o tema, e assim apresentar considerações que possam resultar em melhorias no processo educacional desses profissionais. Com base nisso, buscou-se responder à seguinte pergunta problematizadora: de que forma está contemplada a Educação Financeira na formação inicial dos professores nas Universidades estaduais do nordeste brasileiro, segundo análise dos seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática? Para esse propósito, realizou-se a análise de 19 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Universidades Estaduais Nordestinas, investigando como a Educação Financeira está inserida na licenciatura em Matemática. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica, exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, cujos procedimentos adotados foram a análise bibliográfica e documental. Como conclusão, identificou-se a escassez da disciplina de Educação Financeira e a falta de atualização dos PPCs das licenciaturas em Matemática nas Universidades Estaduais do Nordeste, além de prevalecer o ensino tradicional das disciplinas correlacionadas e a priorização da disciplina de 60 horas com periodização predominante na metade do curso, obrigatória e sem pré-requisitos.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFinanceirapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleEducação financeira no ensino superior público nordestino: uma análise do PPC de Licenciatura em matemática das universidades estaduais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses Financial Education in the initial training of Mathematics teachers and aims to analyze how Financial Education is incorporated into the initial teacher education programs at State Universities in the Northeast region of Brazil, based on an analysis of their respective Course Pedagogical Projects (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs). The study is justified by its effort to provide an updated overview of how Financial Education is approached within mathematics teacher training, in light of critiques raised in the academic literature on the subject, thereby offering considerations that may contribute to improvements in the educational process of these professionals. In this context, the following guiding research question was posed: how is Financial Education contemplated in the initial training of teachers at the State Universities of the Brazilian Northeast, according to an analysis of their Mathematics Degree Program PPCs? To address this, an analysis was conducted on 19 Course Pedagogical Projects from State Universities in the Northeast, investigating how Financial Education is embedded within their mathematics degree curricula. From a methodological perspective, this study is characterized as basic, exploratory, descriptive, and predominantly qualitative research, employing bibliographic and documentary analysis as its primary procedures. As a conclusion, the study identified a scarcity of dedicated Financial Education courses and a lack of curricular updates in the PPCs of Mathematics teacher education programs at State Universities in the Northeast. It also observed the persistence of a traditional approach in related subjects and the prevalence of a 60-hour course, typically offered midway through the program, mandatory and without prerequisitespt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joedylla Maxcielle Alcantara.pdf478,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons