Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65786

Compartilhe esta página

Título: Percepção de servidores públicos sobre a gestão por processos e suas práticas: um survey descritivo aplicado na secretaria municipal de saúde de Caruaru-PE.
Autor(es): SANTOS, Luiz Fernando
Palavras-chave: Processos; Gestão por processos; Mapeamento de processos; Serviço público
Data do documento: 21-Ago-2025
Citação: SANTOS, Luíz Fernando. Percepção de servidores públicos sobre a Gestão por Processos e suas práticas: Um survey descritivo aplicado na Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo tem como objetivo verificar a percepção dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE sobre a Gestão por Processos e suas práticas. Para tanto, buscou-se compreender o nível de conhecimento dos servidores em relação a Processos, Mapeamento de Processos e Gestão por Processos; identificar os principais desafios em relação à adoção de práticas de Gestão por Processos na Secretaria; e, por fim, propor um modelo de Mapeamento de Processo que atenda às necessidades da Secretaria, visando melhorias na execução de suas atividades. A pesquisa é classificada como aplicada, quantitativa, descritiva e do tipo survey descritivo. Na coleta de dados utilizou-se um questionário aplicado aos servidores do órgão, e na análise dos dados, adotou-se a técnica de estatística descritiva. Os principais resultados mostram que a maioria dos servidores considera os processos internos claros e bem definidos, embora grande parte nunca tenha participado de treinamentos e programas de capacitação sobre Mapeamento e Gestão por Processos. Observou-se também que os servidores reconhecem os benefícios da Gestão por Processos e suas práticas para a melhoria da execução das atividades, mas enfrentam desafios como possível falta de autonomia para decisões, a dependência de autorização hierárquica e possível resistência frente a mudanças. Como proposta do estudo, foi sugerido um modelo de Mapeamento de Processo, utilizando o fluxograma como técnica principal, tendo como exemplo, o processo de Liberação de Estágios Curriculares, visando à padronização, melhor visualização e maior eficiência na execução das suas atividades. Assim, concluiu-se que a adoção de práticas de Gestão por Processos poderia contribuir significativamente para o aprimoramento da gestão na referida Secretaria de Saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65786
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Fernando - VERSÃO FINAL PÓS-DEFESA.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons