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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65786

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dc.contributor.advisorGONCALVES, Anderson Tiago Peixoto-
dc.contributor.authorSANTOS, Luiz Fernando-
dc.date.accessioned2025-09-05T11:12:00Z-
dc.date.available2025-09-05T11:12:00Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Luíz Fernando. Percepção de servidores públicos sobre a Gestão por Processos e suas práticas: Um survey descritivo aplicado na Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65786-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo verificar a percepção dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE sobre a Gestão por Processos e suas práticas. Para tanto, buscou-se compreender o nível de conhecimento dos servidores em relação a Processos, Mapeamento de Processos e Gestão por Processos; identificar os principais desafios em relação à adoção de práticas de Gestão por Processos na Secretaria; e, por fim, propor um modelo de Mapeamento de Processo que atenda às necessidades da Secretaria, visando melhorias na execução de suas atividades. A pesquisa é classificada como aplicada, quantitativa, descritiva e do tipo survey descritivo. Na coleta de dados utilizou-se um questionário aplicado aos servidores do órgão, e na análise dos dados, adotou-se a técnica de estatística descritiva. Os principais resultados mostram que a maioria dos servidores considera os processos internos claros e bem definidos, embora grande parte nunca tenha participado de treinamentos e programas de capacitação sobre Mapeamento e Gestão por Processos. Observou-se também que os servidores reconhecem os benefícios da Gestão por Processos e suas práticas para a melhoria da execução das atividades, mas enfrentam desafios como possível falta de autonomia para decisões, a dependência de autorização hierárquica e possível resistência frente a mudanças. Como proposta do estudo, foi sugerido um modelo de Mapeamento de Processo, utilizando o fluxograma como técnica principal, tendo como exemplo, o processo de Liberação de Estágios Curriculares, visando à padronização, melhor visualização e maior eficiência na execução das suas atividades. Assim, concluiu-se que a adoção de práticas de Gestão por Processos poderia contribuir significativamente para o aprimoramento da gestão na referida Secretaria de Saúde.pt_BR
dc.format.extent104p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titlePercepção de servidores públicos sobre a gestão por processos e suas práticas: um survey descritivo aplicado na secretaria municipal de saúde de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6893001614570105pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to assess the perception of public servants from the Municipal Health Department of Caruaru-PE regarding Process Management and its practices. The objectives were to understand the level of knowledge of these servants about Processes, Process Mapping, and Process Management; to identify the main challenges in adopting Process Management practices within the Department; and, finally, to propose a Process Mapping model that meets its needs, aiming to improve the execution of activities. The research is classified as applied, quantitative, descriptive, and of the descriptive survey type. Data collection was carried out through a questionnaire administered to the Department’s staff, and data analysis employed descriptive statistics. The main results indicate that most servants consider the internal processes clear and well-defined, although many have never participated in training or capacity-building programs on Process Mapping and Process Management. The findings also show that the servants recognize the benefits of Process Management and its practices for improving task execution but face challenges such as limited decision-making autonomy, dependence on hierarchical authorization, and potential resistance to change. As a proposal, the study suggests a Process Mapping model using a flowchart as the main technique, exemplified by the process of Authorizing Curricular Internships, aiming for standardization, improved visualization, and greater efficiency in carrying out activities. It is concluded that the adoption of Process Management practices could significantly contribute to enhancing management in the Municipal Health Department.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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