Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778

Comparte esta pagina

Título : Usos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História : o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?
Autor : LIMA, Fernanda Leite Meira
Palabras clave : Miró da Muribeca; Recife; Jornais; Ensino de História
Fecha de publicación : 6-ago-2025
Citación : LIMA, Fernanda Leite Meira. Usos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História: o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente artigo visa explorar as potencialidades da poesia marginal de Miró da Muribeca como fonte histórica no Ensino de História tomando como base a obra Quem descobriu o azul anil? (1985). À luz do cenário educacional brasileiro e seus documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo do estado de Pernambuco, busca-se compreender como o gênero literário poesia, enquanto fonte não tradicional, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico dentro e fora da sala de aula. A pesquisa ancora-se nos fundamentos da Didática da História para analisar como o discurso poético de Miró articula memórias, críticas sociais e representações do Recife entre 1980 e 1985. Tomando como referencial essa mesma temporalidade, são estabelecidos diálogos entre os poemas e recortes dos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã, evidenciando, a partir do cruzamento entre esses diferentes tipos de fontes, múltiplas camadas de sentido sobre a cidade, a marginalidade e as vozes silenciadas da história.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fernanda Leite Meira Lima.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons