Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, André Mendes-
dc.contributor.authorLIMA, Fernanda Leite Meira-
dc.date.accessioned2025-09-04T16:56:53Z-
dc.date.available2025-09-04T16:56:53Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Leite Meira. Usos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História: o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778-
dc.description.abstractO presente artigo visa explorar as potencialidades da poesia marginal de Miró da Muribeca como fonte histórica no Ensino de História tomando como base a obra Quem descobriu o azul anil? (1985). À luz do cenário educacional brasileiro e seus documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo do estado de Pernambuco, busca-se compreender como o gênero literário poesia, enquanto fonte não tradicional, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico dentro e fora da sala de aula. A pesquisa ancora-se nos fundamentos da Didática da História para analisar como o discurso poético de Miró articula memórias, críticas sociais e representações do Recife entre 1980 e 1985. Tomando como referencial essa mesma temporalidade, são estabelecidos diálogos entre os poemas e recortes dos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã, evidenciando, a partir do cruzamento entre esses diferentes tipos de fontes, múltiplas camadas de sentido sobre a cidade, a marginalidade e as vozes silenciadas da história.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMiró da Muribecapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleUsos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História : o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4EFD9CACD48F31FE2B3EEE5C67447D11#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696395459820586pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this article is to explore the potential of Miró da Muribeca's marginal poetry as a historical source for teaching history, based on his work Who discovered indigo blue? (1985). In the light of the Brazilian educational scenario and its guiding documents, such as the National Common Core Curriculum and the Curriculum of the state of Pernambuco, the aim is to understand how the literary genre of poetry, as a non-traditional source, can contribute to the construction of historical knowledge inside and outside the classroom. The research is based on the foundations of history didactics to analyze how Miró's poetic discourse articulates memories, social criticism and representations of Recife between 1980 and 1985. Taking this same temporality as a reference point, dialogues are established between the poems and clippings from the newspapers Diário de Pernambuco and Diário da Manhã, highlighting, by crossing these different types of sources, multiple layers of meaning about the city, marginality and the silenced voices of history.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-1968-5156pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernanda Leite Meira Lima.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons