Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778

Compartilhe esta página

Título: Usos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História : o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?
Autor(es): LIMA, Fernanda Leite Meira
Palavras-chave: Miró da Muribeca; Recife; Jornais; Ensino de História
Data do documento: 6-Ago-2025
Citação: LIMA, Fernanda Leite Meira. Usos da poesia e recortes de jornais no Ensino de História: o que diz a poesia marginal de Miró da Muribeca?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo visa explorar as potencialidades da poesia marginal de Miró da Muribeca como fonte histórica no Ensino de História tomando como base a obra Quem descobriu o azul anil? (1985). À luz do cenário educacional brasileiro e seus documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo do estado de Pernambuco, busca-se compreender como o gênero literário poesia, enquanto fonte não tradicional, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico dentro e fora da sala de aula. A pesquisa ancora-se nos fundamentos da Didática da História para analisar como o discurso poético de Miró articula memórias, críticas sociais e representações do Recife entre 1980 e 1985. Tomando como referencial essa mesma temporalidade, são estabelecidos diálogos entre os poemas e recortes dos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã, evidenciando, a partir do cruzamento entre esses diferentes tipos de fontes, múltiplas camadas de sentido sobre a cidade, a marginalidade e as vozes silenciadas da história.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65778
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernanda Leite Meira Lima.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons