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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65764

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ewellen Tenório de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Maria Luiza Souza Silvestre-
dc.date.accessioned2025-09-04T11:29:41Z-
dc.date.available2025-09-04T11:29:41Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Luiza Souza Silvestre. Análise combinatória em livros didáticos do ensino médio: um estudo à luz da teoria dos campos conceituais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65764-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga como a Combinatória é abordada em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. A justificativa para essa pesquisa reside na importância de entender os processos de ensino e de aprendizagem, destacando o papel dos livros didáticos na sala de aula em relação à Matemática e, consequentemente, à Combinatória. A pesquisa tem por objetivo geral analisar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, a forma como a Combinatória é apresentada nesses materiais didáticos tão presentes nas salas de aula. Os principais referenciais que fundamentam esta pesquisa incluem a Teoria dos Campos Conceituais como uma ferramenta para entender a articulação de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio matemático, as Estruturas Multiplicativas e suas aplicações e a discussão da importância de problemas combinatórios (produto cartesiano, arranjo, combinação e permutação) no currículo escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi realizada por meio da análise de três coleções de livros didáticos utilizados em escolas públicas, visando analisar os problemas combinatórios identificados nessas coleções, classificando-os de acordo com as situações abordadas e levando em consideração seus invariantes e as representações simbólicas apresentadas e/ou solicitadas, permitindo uma coleta de dados abrangente que contempla diferentes perspectivas sobre o ensino da Combinatória. Os resultados revelam a predominância das situações de Permutação, Arranjo e Combinação, como também, problemas com foco em fórmulas e procedimentos algébricos, com pouca variedade de representações simbólicas. Observa-se ainda uma tendência à formalização, o que pode limitar o desenvolvimento do raciocínio combinatório dos estudantes que possam não ter tido um contato com situações e representações simbólicas combinatórias variadas em momentos anteriores da sua escolarização. A pesquisa visa contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino da Matemática, oferecendo uma visão crítica sobre a abordagem da Combinatória nos livros didáticos e sua relevância para a formação dos estudantes do Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectEstruturas Multiplicativaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAnálise combinatória em livros didáticos do ensino médio: um estudo à luz da teoria dos campos conceituais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3942431526260193pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5200627737222609pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates how Combinatorics is addressed in High School mathematics textbooks. The motivation for this research lies in the importance of understanding teaching and learning processes, emphasizing the role of textbooks in the classroom, particularly in relation to Mathematics and, consequently, Combinatorics. The general objective of the research is to analyze how Combinatorics is presented in these widely used educational resources, based on the Theory of Conceptual Fields. The main theoretical foundations include the Theory of Conceptual Fields as a tool to understand the articulation of concepts and the development of mathematical reasoning, Multiplicative Structures and their applications, and the relevance of combinatorial problems (Cartesian product, arrangement, combination and permutation) in the school curriculum. This is a qualitative study carried out through the analysis of three textbook series used in public schools. The research focuses on the identification and classification of combinatorial problems in these textbooks, considering the types of situations presented and the symbolic representations used. This approach allows for a comprehensive data collection process that encompasses different perspectives on the teaching of Combinatorics. The results reveal a predominance of Permutation, Arrangement, and Combination situations, as well as problems focused on formulas and algebraic procedures, with little variety in symbolic representations. A tendency toward formalization is also observed, which may limit the development of students' combinatorial reasoning, especially for those who may not have previously encountered a variety of combinatorial situations and symbolic representations during their schooling. The study aims to contribute to the improvement of pedagogical practices in mathematics education, offering a critical view of how Combinatorics is approached in textbooks and its relevance to student learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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