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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65741
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Título : | Situações adidáticas e a metacognição : uma proposta didática envolvendo grandezas proporcionais |
Autor : | SANTOS, Yalorisa Andrade |
Palabras clave : | Teoria das Situações Didáticas; Teoria das Situações Didáticas; Teoria das Situações Didáticas; Situações adidáticas; Situações adidáticas; Situações adidáticas; Movimentos Metacognitivos; Movimentos Metacognitivos; Movimentos Metacognitivos; Grandezas Proporcionais; Grandezas Proporcionais; Grandezas Proporcionais |
Fecha de publicación : | 29-may-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Yalorisa Andrade. Situações adidáticas e a metacognição : uma proposta didática envolvendo grandezas proporcionais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Este estudo objetivou analisar a relação entre a dialética das situações adidáticas e os movimentos metacognitivos a partir da aplicação de atividades de ensino envolvendo grandezas proporcionais da turma do 8o ano do ensino fundamental. Para isso, adotamos os referenciais teóricos da Teoria das Situações Didáticas, estendendo-se as situações adidáticas, como também buscamos por teóricos que defendem a metacognição e os movimentos metacognitivos na sala de aula. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, foi conduzida com aproximadamente 25 alunos do 8o ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Campina Grande – PB. Para atender aos objetivos desta pesquisa, faz-se necessário iniciarmos essa investigação desde o planejamento até sua aplicação e percepção do que foi vivenciado durante as etapas na sala de aula. Durante a aplicação, constatamos algumas dificuldades dos alunos em entrar no jogo didático e se envolverem na atividade, assim, ao reorganizarmos o planejamento das atividades, pudemos perceber que o uso da dialética das situações baseadas em Brousseau se fizeram presentes, contribuindo para a construção dos conceitos de grandezas proporcionais. Dentre os resultados, constatamos que os alunos conseguiram compreender e até exemplificar as definições de grandezas proporcionais. Além disso, identificamos a presença de movimentos metacognitivos propostos por De Chiaro, especialmente o mantenedor, pois, apesar de estratégias distintas, os alunos frequentemente alcançaram os mesmos resultados, mantendo suas abordagens sem modificá-las. Concluímos nossa pesquisa e identificamos que ela pode contribuir significativamente para as discussões no campo da Didática da Matemática e da Metacognição no ensino da Matemática, estimulando o surgimento de novas reflexões e metodologias. Ressaltamos também a importância do planejamento cuidadoso e da adequada aplicação das atividades, que são essenciais para o sucesso do processo de ensino- aprendizagem. Este estudo nos levou a refletir sobre as estratégias utilizadas em sala de aula, a necessidade de reorganizar situações de ensino para alcançar as intenções propostas e, principalmente, como as escolhas metodológicas influenciam a vivência dos estudantes e o desenvolvimento do processo de aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65741 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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