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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65736
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Título : | A trama-formação na invenção de outros modos de sentir-pensar a docência : construções coletivas que se entrelaçam no bordado manual de Passira-PE |
Autor : | SILVA, Vitor Gabriel Moura Firmino da |
Palabras clave : | Bordado Manual; Formação Docente; Inventividade; Trama-formação |
Fecha de publicación : | 27-feb-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Vitor Gabriel Moura Firmino da. A trama-formação na invenção de outros modos de sentir-pensar a docência : construções coletivas que se entrelaçam no bordado manual de Passira-PE. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Esta pesquisa-bordado começa a ser tecida a partir de inquietações que emergem com a formação docente entendida, majoritariamente, como um processo alcançado, quase que exclusivamente, por vieses cognitivos, normativos e técnicos que secundarizam em estudos e pesquisas em educação a potência dos experimentos e experiências cotidianas em suas dimensões ética, estética e política. Nesse sentido, nosso objetivo principal é problematizar a formação docente como construção coletiva que se enreda para além da escola e inventa uma trama-formação que não escapa da vida. Logo, lançamos mão de experimentar a ideia de trama-formação como uma aposta de experiência do pensamento, onde o movimento formativo não é fixo nem linear, mas um entrelaçamento contínuo de saberes, experiências e afetos que inventam novos sentidos de ser, estar e se tornar docente. Sendo assim, tomamos como bastidor o bordado manual de Passira/PE, que entrelaça histórias, singularidades, afetos e resistências, e começamos a desenrolar as linhas deste objetivo com professores(as) desta cidade. Para bordar essa pesquisa, convocamos como intercessores: Deleuze e Guattari (2011), Rolnik (1996), Ferraço (2007; 2012), Gallo (2002; 2008), Dias (2009; 2012; 2014; 2015) e outros(as). Escolhemos a cartografia como caminho metodológico, pois ela possibilita traçar movimentos e fluxos do pensamento, não somente acompanhando processos formativos que se tecem no encontro entre práticas, afetos e territórios, mas também experimentando o pensamento. Por fim, foi possível tensionar a ideia de formação docente, à medida em que experimentávamos-sentíamos-devaneávamos uma trama-formação. Essas trocas apontaram a possibilidade de uma formação que se faz como trama, como um processo rizomático, no qual emergiram narrativas, práticas e reflexões que trouxeram à tona a experiência estética do bordado como metáfora para a docência, em que saberes se entrelaçam de forma não linear. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65736 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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