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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65724
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Título : | Avaliação de fatores que influenciam a qualidade na modelagem BPMN: um estudo empírico sobre checklist de boas práticas, padrões de erros e impacto das ferramentas no contexto educacional |
Autor : | SILVA JÚNIOR, Jailson soares da |
Palabras clave : | BPMN 2.0; Process Modeling; BPM Teaching; Best Practices; Modeling Tools; Modeling Errors |
Fecha de publicación : | 12-ago-2025 |
Citación : | SILVA JÚNIOR, Jailson Soares da. Avaliação de fatores que influenciam a qualidade na modelagem BPMN: um estudo empírico sobre checklist de boas práticas, padrões de erros e impacto das ferramentas no contexto educacional. 2025. Trabalho de Graduação (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A modelagem de processos de negócio com a notação BPMN 2.0 é amplamente utilizada tanto em ambientes organizacionais quanto no meio acadêmico. Contudo, sua complexidade técnica e a ausência de metodologias pedagógicas padronizadas tornam o ensino e a aprendizagem da notação um desafio, sobretudo para estudantes em fase de formação. Este trabalho procura investigar a influência do uso de um checklist de boas práticas na qualidade dos modelos produzidos por estudantes universitários, identificar erros recorrentes de modelagem e analisar a relação entre a ferramenta utilizada e a incidência de erros. Para isso, foram formuladas três perguntas de pesquisa, cujas respostas envolveram a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos, com dados coletados entre os semestres de 2022.2 e 2024.2 no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados demonstraram que, apesar da boa receptividade ao checklist e de sua aplicação como instrumento de avaliação da disciplina, sua disponibilização direta aos alunos não resultou em diferenças estatisticamente significativas nas notas atribuídas aos modelos. Além disso, foi constatada a persistência de erros sintáticos, semânticos e de boas práticas já descritos na literatura, bem como o surgimento de novos erros. Por fim, observou-se que o desempenho dos alunos tende a variar conforme a ferramenta de modelagem utilizada, sendo aquelas com maior robustez técnica e adesão ao checklist mais favoráveis à construção de modelos de melhor qualidade. Os achados contribuem para a reflexão sobre o ensino da notação BPMN, sugerindo aprimoramentos em estratégias pedagógicas e na escolha das ferramentas adotadas em ambientes educacionais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65724 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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