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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65724
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VILELA, Jéssyka Flavyanne Ferreira | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Jailson soares da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T15:49:28Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T15:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Jailson Soares da. Avaliação de fatores que influenciam a qualidade na modelagem BPMN: um estudo empírico sobre checklist de boas práticas, padrões de erros e impacto das ferramentas no contexto educacional. 2025. Trabalho de Graduação (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65724 | - |
dc.description.abstract | A modelagem de processos de negócio com a notação BPMN 2.0 é amplamente utilizada tanto em ambientes organizacionais quanto no meio acadêmico. Contudo, sua complexidade técnica e a ausência de metodologias pedagógicas padronizadas tornam o ensino e a aprendizagem da notação um desafio, sobretudo para estudantes em fase de formação. Este trabalho procura investigar a influência do uso de um checklist de boas práticas na qualidade dos modelos produzidos por estudantes universitários, identificar erros recorrentes de modelagem e analisar a relação entre a ferramenta utilizada e a incidência de erros. Para isso, foram formuladas três perguntas de pesquisa, cujas respostas envolveram a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos, com dados coletados entre os semestres de 2022.2 e 2024.2 no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados demonstraram que, apesar da boa receptividade ao checklist e de sua aplicação como instrumento de avaliação da disciplina, sua disponibilização direta aos alunos não resultou em diferenças estatisticamente significativas nas notas atribuídas aos modelos. Além disso, foi constatada a persistência de erros sintáticos, semânticos e de boas práticas já descritos na literatura, bem como o surgimento de novos erros. Por fim, observou-se que o desempenho dos alunos tende a variar conforme a ferramenta de modelagem utilizada, sendo aquelas com maior robustez técnica e adesão ao checklist mais favoráveis à construção de modelos de melhor qualidade. Os achados contribuem para a reflexão sobre o ensino da notação BPMN, sugerindo aprimoramentos em estratégias pedagógicas e na escolha das ferramentas adotadas em ambientes educacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 81p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | BPMN 2.0 | pt_BR |
dc.subject | Process Modeling | pt_BR |
dc.subject | BPM Teaching | pt_BR |
dc.subject | Best Practices | pt_BR |
dc.subject | Modeling Tools | pt_BR |
dc.subject | Modeling Errors | pt_BR |
dc.title | Avaliação de fatores que influenciam a qualidade na modelagem BPMN: um estudo empírico sobre checklist de boas práticas, padrões de erros e impacto das ferramentas no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7191392616394711 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7665018774077845 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Business process modeling with BPMN 2.0 notation is widely used in both organizational and academic settings. However, its technical complexity and the lack of standardized pedagogical methodologies make teaching and learning the notation challenging, especially for undergraduate students. This study aims to investigate the influence of using a best practices checklist on the quality of models produced by university students, identify recurring modeling errors, and analyze the relationship between the tool used and the incidence of errors. To this end, three research questions were formulated, the analyses of which involved quantitative and qualitative methods, applied to data collected between the 2022.2 and 2024.2 semesters in the Information Systems program at the Federal University of Pernambuco. The results showed that, despite the good reception of the checklist and its application as an assessment tool, its direct provision to students did not result in statistically significant differences in the grades assigned to the models. Furthermore, we observed the persistence of syntactic, semantic, and best practice errors already described in the literature, as well as the emergence of new errors. Finally, we observed that student performance tends to vary depending on the modeling tool used, with those with greater technical robustness and adherence to the checklist being more conducive to building higher-quality models. These findings contribute to reflection on the teaching of BPMN notation, suggesting improvements in pedagogical strategies and the selection of tools adopted in educational settings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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