Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65713

Compartilhe esta página

Título: Métodos alternativos para ensinar conceitos de elétrica: o uso de jogos didáticos no ensino de física.
Autor(es): ARAGAO, Dayene Vieira da Silva
Palavras-chave: Jogos didáticos; Aprendizagem significativa; Ensino de física; Protagonismo estudantil
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: ARAGAO, Dayene Vieira da Silva. Métodos alternativos para ensinar conceitos de elétrica: O uso de jogos didáticos no ensino de física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O ensino de Física, muitas vezes pautado em abordagens expositivas e baseadas na memorização, costuma ser percebido como desinteressante e distante da realidade, essa visão negativa, somada à dificuldade de compreensão, tem contribuído para o desengajamento e baixos índices de aprendizagem dos alunos. Diante desse cenário, torna-se essencial o uso de metodologias ativas que promovam maior envolvimento dos estudantes no processo de construção do conhecimento, dentre essas estratégias, se tem os jogos didáticos, que se destacam por sua capacidade de despertar o interesse, estimular o raciocínio lógico e integrar teoria e prática de forma lúdica, pois transformam o ambiente de aprendizagem em um espaço mais dinâmico, colaborativo e motivador. Os jogos permitem que os alunos desenvolvam competências cognitivas e socioemocionais, além de possibilitarem uma aprendizagem significativa. Este trabalho buscou investigar de que maneira a utilização de jogos didáticos podem contribuir para a melhoria do aprendizado dos conceitos de elétrica no Ensino Médio, e foi desenvolvido por meio de uma atividade baseada em jogos, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, ao tentar discutir a diferença entre aprendizagem mecânica e significativa, destacando, assim, o papel dos conhecimentos prévios na construção do conhecimento. Após elaboração e implementação dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos alunos sobre a metodologia utilizada. Os resultados indicaram ampla aceitação: todos os alunos consideraram a atividade atrativa, facilitadora da compreensão do conteúdo e mais leve em comparação às atividades tradicionais. Os dados obtidos reforçam a importância da incorporação de práticas lúdicas ao cotidiano escolar como alternativa para superar os desafios tradicionais do ensino de Física, promovendo uma educação mais significativa e crítica. Conclui-se que os jogos didáticos podem contribuir significativamente para a melhoria do ensino de Física, proporcionando um ambiente propício à aprendizagem ativa, ao protagonismo estudantil e ao fortalecimento da relação entre teoria e prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65713
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dayene Vieira da Silva Aragão.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons