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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65713

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorARAGAO, Dayene Vieira da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-03T14:43:10Z-
dc.date.available2025-09-03T14:43:10Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationARAGAO, Dayene Vieira da Silva. Métodos alternativos para ensinar conceitos de elétrica: O uso de jogos didáticos no ensino de física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65713-
dc.description.abstractO ensino de Física, muitas vezes pautado em abordagens expositivas e baseadas na memorização, costuma ser percebido como desinteressante e distante da realidade, essa visão negativa, somada à dificuldade de compreensão, tem contribuído para o desengajamento e baixos índices de aprendizagem dos alunos. Diante desse cenário, torna-se essencial o uso de metodologias ativas que promovam maior envolvimento dos estudantes no processo de construção do conhecimento, dentre essas estratégias, se tem os jogos didáticos, que se destacam por sua capacidade de despertar o interesse, estimular o raciocínio lógico e integrar teoria e prática de forma lúdica, pois transformam o ambiente de aprendizagem em um espaço mais dinâmico, colaborativo e motivador. Os jogos permitem que os alunos desenvolvam competências cognitivas e socioemocionais, além de possibilitarem uma aprendizagem significativa. Este trabalho buscou investigar de que maneira a utilização de jogos didáticos podem contribuir para a melhoria do aprendizado dos conceitos de elétrica no Ensino Médio, e foi desenvolvido por meio de uma atividade baseada em jogos, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, ao tentar discutir a diferença entre aprendizagem mecânica e significativa, destacando, assim, o papel dos conhecimentos prévios na construção do conhecimento. Após elaboração e implementação dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos alunos sobre a metodologia utilizada. Os resultados indicaram ampla aceitação: todos os alunos consideraram a atividade atrativa, facilitadora da compreensão do conteúdo e mais leve em comparação às atividades tradicionais. Os dados obtidos reforçam a importância da incorporação de práticas lúdicas ao cotidiano escolar como alternativa para superar os desafios tradicionais do ensino de Física, promovendo uma educação mais significativa e crítica. Conclui-se que os jogos didáticos podem contribuir significativamente para a melhoria do ensino de Física, proporcionando um ambiente propício à aprendizagem ativa, ao protagonismo estudantil e ao fortalecimento da relação entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.titleMétodos alternativos para ensinar conceitos de elétrica: o uso de jogos didáticos no ensino de física.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxLa enseñanza de la física, a menudo basada en abordajes expositivos y en la memorización, suele percibirse como poco interesante y distante de la realidad. Esta percepción negativa, sumada a las dificultades de comprensión, ha contribuido al desapego del alumnado y bajos índices de aprendizaje. Ante ese escenario, se convierte esencial el uso de metodologías activas que promuevan mayor participación del alumnado en el proceso de construcción del conocimiento, entre esas estrategias se encuentran los juegos didácticos, que se destacan por su capacidad para despertar el interés, estimular el razonamiento lógico e integrar la teoría y la práctica de forma lúdica. Transforman el entorno de aprendizaje en un espacio más dinámico, colaborativo y motivador. Los juegos permiten al alumnado desarrollar habilidades cognitivas y socioemocionales, además de permitir un aprendizaje significativo. Este estudio buscó investigar cómo el uso de juegos didácticos puede contribuir a mejorar el aprendizaje de conceptos de física en secundaria, se desarrollando mediante una actividad lúdica, basada en la teoría del aprendizaje significativo de Ausubel, al intentar discutir la diferencia entre el aprendizaje mecánica y significativo, destacando, así el papel del conocimiento previo en la construcción del conocimiento. Tras elaboración y implementación de los juegos, fue aplicado un cuestionario para evaluar la percepción del alumnado sobre la metodología empleada. Los resultados indicaron una amplia aceptación: todos los alumnos consideraron la actividad atractiva, facilitando la comprensión del contenido y siendo más atractiva que las actividades tradicionales. Los datos obtenidos refuerzan la importancia de incorporar prácticas lúdicas en la vida escolar diaria como alternativa para superar los retos tradicionales de la enseñanza de la física, promoviendo una educación más significativa y crítica. Se concluye que los juegos didácticos pueden contribuir significativamente para la mejora de la enseñanza de la física, proporcionando un entorno propicio para el aprendizaje activo, al protagonismo estudiantil y el fortalecimiento de la relación entre la teoría y la práctica.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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