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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65678
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Título: | Competências empreendedoras na formação de discentes do Curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) : um estudo no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas |
Autor(es): | SOARES, Alessandra Moreira de Souza |
Palavras-chave: | Educação para o Empreendedorismo; Competências Empreendedoras; Inclusão Social; Universidade Federal de Roraima |
Data do documento: | 8-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOARES, Alessandra Moreira de Souza. Competências empreendedoras na formação de discentes do Curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR): um estudo no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A Educação para o Empreendedorismo tem se destacado nas esferas acadêmica, política e empresarial, sendo reconhecida como estratégia essencial para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Este estudo teve como objetivo compreender a formação empreendedora oferecida aos alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas. De natureza qualitativa e descritiva, a pesquisa foi realizada nos campi da instituição, em Boa Vista, com base em análise documental e entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam nas disciplinas de Empreendedorismo. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica para interpretar os dados coletados. Os resultados indicaram que, além das competências comumente valorizadas, como comprometimento, planejamento e relacionamento, a inclusão social emergiu como uma competência significativa, associada à empatia, à valorização da diversidade e ao desenvolvimento de soluções com impacto social. Essa competência, embora menos abordada tradicionalmente, aponta para uma ampliação do papel do empreendedor na sociedade. As reflexões decorrentes do estudo contribuem para o fortalecimento de políticas pedagógicas voltadas à Educação para o Empreendedorismo, promovendo práticas educacionais que integram inovação, responsabilidade social e desenvolvimento humano. Os achados deste estudo revelam a importância de repensar a formação empreendedora, ampliando seu escopo para além da lógica econômica e incorporando dimensões sociais e culturais. Essas reflexões conceituais e empíricas contribuem para a construção de trajetórias empreendedoras mais conscientes e sensíveis às demandas complexas das organizações contemporâneas e comprometidas com a geração de valor em múltiplas esferas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65678 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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