Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65678

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de-
dc.contributor.authorSOARES, Alessandra Moreira de Souza-
dc.date.accessioned2025-09-02T11:14:57Z-
dc.date.available2025-09-02T11:14:57Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationSOARES, Alessandra Moreira de Souza. Competências empreendedoras na formação de discentes do Curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR): um estudo no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65678-
dc.description.abstractA Educação para o Empreendedorismo tem se destacado nas esferas acadêmica, política e empresarial, sendo reconhecida como estratégia essencial para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Este estudo teve como objetivo compreender a formação empreendedora oferecida aos alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas. De natureza qualitativa e descritiva, a pesquisa foi realizada nos campi da instituição, em Boa Vista, com base em análise documental e entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam nas disciplinas de Empreendedorismo. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica para interpretar os dados coletados. Os resultados indicaram que, além das competências comumente valorizadas, como comprometimento, planejamento e relacionamento, a inclusão social emergiu como uma competência significativa, associada à empatia, à valorização da diversidade e ao desenvolvimento de soluções com impacto social. Essa competência, embora menos abordada tradicionalmente, aponta para uma ampliação do papel do empreendedor na sociedade. As reflexões decorrentes do estudo contribuem para o fortalecimento de políticas pedagógicas voltadas à Educação para o Empreendedorismo, promovendo práticas educacionais que integram inovação, responsabilidade social e desenvolvimento humano. Os achados deste estudo revelam a importância de repensar a formação empreendedora, ampliando seu escopo para além da lógica econômica e incorporando dimensões sociais e culturais. Essas reflexões conceituais e empíricas contribuem para a construção de trajetórias empreendedoras mais conscientes e sensíveis às demandas complexas das organizações contemporâneas e comprometidas com a geração de valor em múltiplas esferas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação para o Empreendedorismopt_BR
dc.subjectCompetências Empreendedoraspt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.titleCompetências empreendedoras na formação de discentes do Curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) : um estudo no Centro de Ciências Administrativas e Econômicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5362384517787596pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322370316579303pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxEntrepreneurship Education has been gaining prominence in academic, political, and business spheres, being recognized as a key strategy for the development of entrepreneurial competencies. This study aimed to understand the entrepreneurial training offered to students of the Business Administration program at the Federal University of Roraima (UFRR), within the Center for Administrative and Economic Science. Qualitative and descriptive in nature, the research was conducted on the university ́s campuses located in the city of Boa Vista. The data collection included documental analysis and semi-structured interviews with professors teaching Entrepreneurship courses. Content analysis was used as the method for interpreting the collected data. The results indicated that, in addition to commonly valued competencies such as commitment, planning and relationship-building, social inclusion emerged as a significant competency associated with empathy, appreciation of diversity, and the development of solutions of solutions with social impact. Although traditionally less address, this competency points to an expanded role of the entrepreneur in society. The reflection derived from this study contribute to the strengthening of pedagogical policies aimed at Entrepreneurship Education, promoting educational practices that integrate innovation, social responsibility, and human development. The findings of this study highlight the importance of rethinking entrepreneurial education by expanding its scope beyond economic logic to include social and cultural dimensions. These conceptual and empirical reflections contribute to the development of more conscious entrepreneurial trajectories—ones that are attuned to the complex demands of contemporary organizations and committed to generating value across multiple spheres.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alessandra Moreira de Souza Soares.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons