Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65650

Comparte esta pagina

Título : Mecanismos envolvidos na coocorrência interespecífica de cupins (ISOPTERA: TERMITIDAE) : efeito da distância entre colônias e a quantidade de recurso alimentar
Autor : LIMA, Helter Eduard Vasconcelos
Palabras clave : Competição; Territorialidade; Sobreposição de nicho; Insetos sociais; Detritofagia
Fecha de publicación : 3-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Helter Eduard Vasconcelos. Mecanismos envolvidos na coocorrência interespecífica de cupins (ISOPTERA: TERMITIDAE): efeito da distância entre colônias e a quantidade de recurso alimentar. 2023. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Os cupins, assim como os demais insetos eussociais, compartilham em suas colônias o alimento coletado, otimizando o forrageio e diminuindo riscos. Porém, quando diferentes grupos compartilham dos mesmos recursos e áreas de uso, isso pode afetar a nidificação, crescimento e desenvolvimento dos competidores. No presente estudo, investigou-se a coocorrência e agressividade entre os cupins Nasutitermes corniger e Microcerotermes sp. em relação à distância entre colônias e disponibilidade de recursos. Colônias de cupins pertencentes às duas espécies foram coletadas em fragmentos periurbanos de Floresta Atlântica no estado de Pernambuco. Testes de colonização de iscas interespecíficas e intraespecíficas com diferentes quantidades de recurso alimentar, além de bioensaios de agressividade e sobrevivência, foram realizados no LabEcoIn da UFRPE. Nossos resultados mostraram que a coocorrência interespecífica não foi afetada significativamente pela distância ou quantidade de recurso. Já a coocorrência intraespecífica de N. corniger nas iscas foi afetada pela distância e disponibilidade de recurso, enquanto para Microcerotermes sp., apenas a quantidade de recurso importou. O Índice de Agressividade foi maior em combinações interespecíficas, e combinações intraespecíficas tiveram maior tempo médio de morte. Os resultados sugerem que a coocorrência entre as espécies pode não ser modulada pela disponibilidade de recursos ou distância entre colônias, mas sim pela alta habilidade competitiva de indivíduos de N. corniger, que possivelmente explica a maior densidade de ninhos dessa espécie em comparação com Microcerotermes. A capacidade competitiva de Microcerotermes pp., contudo, ainda requer maior esforço investigativo, apesar de suas estruturas de ninhos e consumo de necromassa vegetal serem bastante conhecidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65650
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Helter Eduard Vasconcelos Lima.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons