Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65638

Share on

Title: A tecnologia digital como aliada da educação financeira: estudo dos impactos da era digital na vida financeira de jovens e adultos.
Authors: FREIRE, Eric Johnson Oliveira
Keywords: Educação financeira; Tecnologia digital; Saúde financeira; Infoxicação; Letramento digital
Issue Date: 1-Aug-2025
Citation: FREIRE, Eric Jonhson Oliveira. A tecnologia digital como aliada da educação financeira: estudo dos impactos da era digital na vida financeira de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Administração – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo analisa como a tecnologia digital pode atuar como aliada na promoção da educação financeira, especialmente entre jovens e adultos, à luz das transformações da era digital. Com abordagem quantitativa, descritiva e documental, a pesquisa fundamenta-se em dados secundários obtidos de fontes oficiais como IBGE, Banco Central, CNDL e SPC Brasil, visando compreender a relação entre o uso de tecnologias financeiras e indicadores de saúde financeira. Os resultados indicam que, embora a digitalização tenha ampliado o acesso a ferramentas de controle financeiro e conteúdo educativo, ainda persistem desafios como a infoxicação, os riscos de fraude digital e a exclusão tecnológica, sobretudo entre adultos com baixa escolaridade. Verificou-se que a apropriação tecnológica varia entre gerações, sendo mais fluida entre jovens, mas nem sempre acompanhada de letramento financeiro. Conclui-se que a tecnologia, quando mediada por estratégias educacionais críticas e inclusivas, pode potencializar a autonomia financeira e contribuir para a redução das desigualdades sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65638
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ERIC JOHNSON OLIVEIRA FREIRE - REVISADO.pdfTCC FINAL REVISADO564,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons