Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613
Compartilhe esta página
Título: | Ética no ensino de filosofia : limites e possibilidades |
Autor(es): | SILVA, Vanessa Gomes Pereira da |
Palavras-chave: | Ética; Ensino; Filosofia; Limites; Possibilidades; Aristóteles; Levinas |
Data do documento: | 6-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Vanessa Gomes Pereira da. Ética no ensino de filosofia: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma reflexão em relação ao conceito da ética na perspectiva dos filósofos Aristóteles e Levinas dialogando com o ensino de filosofia. O filósofo Lévinas traz uma discussão em torno do conceito da alteridade e o rosto do outro em relação ao estudo da ética e Aristóteles aborda a eudaimonia (felicidade) como elemento central do estudo da ética. Admitindo um paradigma hermenêutico, o trabalho adota uma metodologia qualitativa baseada na pesquisa bibliográfica para analisar a estruturação de como aparece o conteúdo da ética no Currículo de Pernambuco e como o professor pode aprofundar o assunto na sala de aula. O trabalho apresenta como o Currículo de Pernambuco compreende o papel da ética com foco nos limites e possibilidades do ensino da filosofia no Ensino Médio. Apesar dos desafios que a disciplina enfrenta, a ética se apresenta como uma forma de diálogo e empatia em relação à prática do pensamento crítico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanessa Gomes Pereira da Silva.pdf | 228,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons