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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613

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Título: Ética no ensino de filosofia : limites e possibilidades
Autor(es): SILVA, Vanessa Gomes Pereira da
Palavras-chave: Ética; Ensino; Filosofia; Limites; Possibilidades; Aristóteles; Levinas
Data do documento: 6-Ago-2025
Citação: SILVA, Vanessa Gomes Pereira da. Ética no ensino de filosofia: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho propõe uma reflexão em relação ao conceito da ética na perspectiva dos filósofos Aristóteles e Levinas dialogando com o ensino de filosofia. O filósofo Lévinas traz uma discussão em torno do conceito da alteridade e o rosto do outro em relação ao estudo da ética e Aristóteles aborda a eudaimonia (felicidade) como elemento central do estudo da ética. Admitindo um paradigma hermenêutico, o trabalho adota uma metodologia qualitativa baseada na pesquisa bibliográfica para analisar a estruturação de como aparece o conteúdo da ética no Currículo de Pernambuco e como o professor pode aprofundar o assunto na sala de aula. O trabalho apresenta como o Currículo de Pernambuco compreende o papel da ética com foco nos limites e possibilidades do ensino da filosofia no Ensino Médio. Apesar dos desafios que a disciplina enfrenta, a ética se apresenta como uma forma de diálogo e empatia em relação à prática do pensamento crítico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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