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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Suzano de Aquino | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Gomes Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T20:03:28Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T20:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Gomes Pereira da. Ética no ensino de filosofia: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão em relação ao conceito da ética na perspectiva dos filósofos Aristóteles e Levinas dialogando com o ensino de filosofia. O filósofo Lévinas traz uma discussão em torno do conceito da alteridade e o rosto do outro em relação ao estudo da ética e Aristóteles aborda a eudaimonia (felicidade) como elemento central do estudo da ética. Admitindo um paradigma hermenêutico, o trabalho adota uma metodologia qualitativa baseada na pesquisa bibliográfica para analisar a estruturação de como aparece o conteúdo da ética no Currículo de Pernambuco e como o professor pode aprofundar o assunto na sala de aula. O trabalho apresenta como o Currículo de Pernambuco compreende o papel da ética com foco nos limites e possibilidades do ensino da filosofia no Ensino Médio. Apesar dos desafios que a disciplina enfrenta, a ética se apresenta como uma forma de diálogo e empatia em relação à prática do pensamento crítico. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Limites | pt_BR |
dc.subject | Possibilidades | pt_BR |
dc.subject | Aristóteles | pt_BR |
dc.subject | Levinas | pt_BR |
dc.title | Ética no ensino de filosofia : limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper proposes a reflection in relation to the concept of ethics in the perspective of two philosophers Aristotle and Levinas in dialogue as a teacher of philosophy. The philosopher Lévinas traces a discussion around the concept of alterity and the other side in relation to the study of ethics and Aristotle addresses eudaimonia (happiness) as a central element of the study of ethics. Admitting a hermeneutic paradigm, the paper adopts a qualitative methodology based on bibliographic research to analyze the structure of how the content of ethics appears in the Pernambuco Curriculum and how the teacher can delve deeper into the issue in the classroom. The paper presents how the Pernambuco Curriculum comprises the role of ethics with a focus on the limits and possibilities of teaching philosophy in Middle School. Despite two challenges that the discipline faces, ethics is presented as a form of dialogue and empathy in the relationship to the practice of critical thinking. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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