Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Suzano de Aquino-
dc.contributor.authorSILVA, Vanessa Gomes Pereira da-
dc.date.accessioned2025-08-29T20:03:28Z-
dc.date.available2025-08-29T20:03:28Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Gomes Pereira da. Ética no ensino de filosofia: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65613-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão em relação ao conceito da ética na perspectiva dos filósofos Aristóteles e Levinas dialogando com o ensino de filosofia. O filósofo Lévinas traz uma discussão em torno do conceito da alteridade e o rosto do outro em relação ao estudo da ética e Aristóteles aborda a eudaimonia (felicidade) como elemento central do estudo da ética. Admitindo um paradigma hermenêutico, o trabalho adota uma metodologia qualitativa baseada na pesquisa bibliográfica para analisar a estruturação de como aparece o conteúdo da ética no Currículo de Pernambuco e como o professor pode aprofundar o assunto na sala de aula. O trabalho apresenta como o Currículo de Pernambuco compreende o papel da ética com foco nos limites e possibilidades do ensino da filosofia no Ensino Médio. Apesar dos desafios que a disciplina enfrenta, a ética se apresenta como uma forma de diálogo e empatia em relação à prática do pensamento crítico.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectLimitespt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectLevinaspt_BR
dc.titleÉtica no ensino de filosofia : limites e possibilidadespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.description.abstractxThis paper proposes a reflection in relation to the concept of ethics in the perspective of two philosophers Aristotle and Levinas in dialogue as a teacher of philosophy. The philosopher Lévinas traces a discussion around the concept of alterity and the other side in relation to the study of ethics and Aristotle addresses eudaimonia (happiness) as a central element of the study of ethics. Admitting a hermeneutic paradigm, the paper adopts a qualitative methodology based on bibliographic research to analyze the structure of how the content of ethics appears in the Pernambuco Curriculum and how the teacher can delve deeper into the issue in the classroom. The paper presents how the Pernambuco Curriculum comprises the role of ethics with a focus on the limits and possibilities of teaching philosophy in Middle School. Despite two challenges that the discipline faces, ethics is presented as a form of dialogue and empathy in the relationship to the practice of critical thinking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanessa Gomes Pereira da Silva.pdf228,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons