Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605
Compartilhe esta página
Título: | PABLO DO GEBRA: Explorando a Geometria de forma interativa |
Autor(es): | SOUZA DA SILVA, Pablo Mateus |
Palavras-chave: | GeoGebra; Construções geométricas; Polígonos regulares; Ensino de Geometria; Van Hiele; Educação Básica; Representações semióticas |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Citação: | SILVA, Pablo Mateus Souza Da. Pablo do Gebra: explorando a geometria de forma interativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise do site educacional "Pablo do Gebra", uma plataforma interativa destinada ao ensino e à aprendizagem de construções geométricas, com foco em polígonos regulares. O site foi elaborado utilizando o software GeoGebra como ferramenta principal, permitindo a manipulação dinâmica dos objetos geométricos. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria dos Níveis de Van Hiele e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, visando uma progressão cognitiva articulada entre representações visuais, textuais e simbólicas. As construções, adaptadas da obra clássica de Riveira (1986), são acompanhadas de instruções passo a passo e exemplos de aplicações práticas na arquitetura, arte e design. O produto final, hospedado online, constitui um recurso pedagógico acessível que busca superar as dificuldades tradicionais do ensino de geometria, promovendo metodologias ativas e alinhando-se às competências da BNCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pablo Mateus Souza Da Silva.pdf | 6,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons