Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLAMAIN, Franck Gilbert René | - |
dc.contributor.author | SOUZA DA SILVA, Pablo Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T16:53:40Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T16:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pablo Mateus Souza Da. Pablo do Gebra: explorando a geometria de forma interativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise do site educacional "Pablo do Gebra", uma plataforma interativa destinada ao ensino e à aprendizagem de construções geométricas, com foco em polígonos regulares. O site foi elaborado utilizando o software GeoGebra como ferramenta principal, permitindo a manipulação dinâmica dos objetos geométricos. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria dos Níveis de Van Hiele e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, visando uma progressão cognitiva articulada entre representações visuais, textuais e simbólicas. As construções, adaptadas da obra clássica de Riveira (1986), são acompanhadas de instruções passo a passo e exemplos de aplicações práticas na arquitetura, arte e design. O produto final, hospedado online, constitui um recurso pedagógico acessível que busca superar as dificuldades tradicionais do ensino de geometria, promovendo metodologias ativas e alinhando-se às competências da BNCC. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Construções geométricas | pt_BR |
dc.subject | Polígonos regulares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Van Hiele | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Representações semióticas | pt_BR |
dc.title | PABLO DO GEBRA: Explorando a Geometria de forma interativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1891836783648037 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the development and analysis of the educational website "Pablo do Gebra", an interactive platform designed for teaching and learning geometric constructions, with a focus on regular polygons. The site was developed using the GeoGebra software as its main tool, allowing for the dynamic manipulation of geometric objects. The theoretical foundation is based on Van Hiele's Theory of Levels and Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, aiming for a cognitive progression articulated between visual, textual, and symbolic representations. The constructions, adapted from the classic work by Riveira (1986), are accompanied by step-by-step instructions and examples of practical applications in architecture, art, and design. The final product, hosted online, constitutes an accessible pedagogical resource that seeks to overcome the traditional difficulties of teaching geometry, promoting active methodologies and aligning with the competencies of the BNCC (Brazilian National Common Curricular Base). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-6153-7268 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pablo Mateus Souza Da Silva.pdf | 6,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons