Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLAMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSOUZA DA SILVA, Pablo Mateus-
dc.date.accessioned2025-08-29T16:53:40Z-
dc.date.available2025-08-29T16:53:40Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Pablo Mateus Souza Da. Pablo do Gebra: explorando a geometria de forma interativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65605-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a análise do site educacional "Pablo do Gebra", uma plataforma interativa destinada ao ensino e à aprendizagem de construções geométricas, com foco em polígonos regulares. O site foi elaborado utilizando o software GeoGebra como ferramenta principal, permitindo a manipulação dinâmica dos objetos geométricos. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria dos Níveis de Van Hiele e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, visando uma progressão cognitiva articulada entre representações visuais, textuais e simbólicas. As construções, adaptadas da obra clássica de Riveira (1986), são acompanhadas de instruções passo a passo e exemplos de aplicações práticas na arquitetura, arte e design. O produto final, hospedado online, constitui um recurso pedagógico acessível que busca superar as dificuldades tradicionais do ensino de geometria, promovendo metodologias ativas e alinhando-se às competências da BNCC.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectPolígonos regularespt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectVan Hielept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
dc.titlePABLO DO GEBRA: Explorando a Geometria de forma interativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1891836783648037pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the development and analysis of the educational website "Pablo do Gebra", an interactive platform designed for teaching and learning geometric constructions, with a focus on regular polygons. The site was developed using the GeoGebra software as its main tool, allowing for the dynamic manipulation of geometric objects. The theoretical foundation is based on Van Hiele's Theory of Levels and Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, aiming for a cognitive progression articulated between visual, textual, and symbolic representations. The constructions, adapted from the classic work by Riveira (1986), are accompanied by step-by-step instructions and examples of practical applications in architecture, art, and design. The final product, hosted online, constitutes an accessible pedagogical resource that seeks to overcome the traditional difficulties of teaching geometry, promoting active methodologies and aligning with the competencies of the BNCC (Brazilian National Common Curricular Base).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6153-7268pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pablo Mateus Souza Da Silva.pdf6,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons