Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65590

Compartilhe esta página

Título: A ascensão do CIn-UFPE: uma análise dos fatores que influenciam a oferta, a demanda e a competitividade nos cursos de tecnologia
Autor(es): SANTOS, Pedro Henrique Felisdório Cardoso dos
Palavras-chave: transformação digital; educação superior; tecnologia da informação; CIn-UFPE; SISU
Data do documento: 6-Ago-2025
Citação: SANTOS, Pedro Henrique Felisdório Cardoso dos. A ascensão do CIn-UFPE: uma análise dos fatores que influenciam a oferta, a demanda e a competitividade nos cursos de tecnologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A contemporaneidade é marcada por um processo acelerado de transformação digital, o qual tem provocado mudanças significativas na dinâmica do mercado de trabalho, nos modelos educacionais e nas escolhas profissionais dos indivíduos. Nesse cenário, os cursos da área de Tecnologia da Informação assumem papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país. Inserido nesse contexto, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) consolidou-se como um dos principais centros de excelência acadêmica e inovação tecnológica do Brasil, o que tem refletido no aumento expressivo da competitividade por suas vagas nos processos seletivos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciaram o crescimento das notas de corte dos cursos de graduação do CIn-UFPE no Sistema de Seleção Unificada (SISU), buscando compreender as tendências do ensino superior e os impactos da evolução do setor tecnológico na formação acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65590
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Felisdorio Cardoso dos Santos.pdf882,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons