Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65590

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA FILHO, Adiel Teixeira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Pedro Henrique Felisdório Cardoso dos-
dc.date.accessioned2025-08-29T13:46:43Z-
dc.date.available2025-08-29T13:46:43Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Pedro Henrique Felisdório Cardoso dos. A ascensão do CIn-UFPE: uma análise dos fatores que influenciam a oferta, a demanda e a competitividade nos cursos de tecnologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65590-
dc.description.abstractA contemporaneidade é marcada por um processo acelerado de transformação digital, o qual tem provocado mudanças significativas na dinâmica do mercado de trabalho, nos modelos educacionais e nas escolhas profissionais dos indivíduos. Nesse cenário, os cursos da área de Tecnologia da Informação assumem papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país. Inserido nesse contexto, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) consolidou-se como um dos principais centros de excelência acadêmica e inovação tecnológica do Brasil, o que tem refletido no aumento expressivo da competitividade por suas vagas nos processos seletivos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciaram o crescimento das notas de corte dos cursos de graduação do CIn-UFPE no Sistema de Seleção Unificada (SISU), buscando compreender as tendências do ensino superior e os impactos da evolução do setor tecnológico na formação acadêmica.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecttransformação digitalpt_BR
dc.subjecteducação superiorpt_BR
dc.subjecttecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCIn-UFPEpt_BR
dc.subjectSISUpt_BR
dc.titleA ascensão do CIn-UFPE: uma análise dos fatores que influenciam a oferta, a demanda e a competitividade nos cursos de tecnologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1219148428499778pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9944976090960730pt_BR
dc.description.abstractxContemporary society is marked by an accelerated process of digital transformation, which has led to significant changes in the dynamics of the labor market, educational models, and individuals' professional choices. In this context, Information Technology programs play a strategic role in the economic and social development of the country. Within this scenario, the Center for Informatics at the Federal University of Pernambuco (CIn-UFPE) has established itself as one of Brazil’s leading centers of academic excellence and technological innovation, which has resulted in a significant increase in competitiveness for its admission spots. In light of this, the objective of this study is to analyze the factors that have influenced the rise in cutoff scores for CIn-UFPE’s undergraduate programs in the Unified Selection System (SiSU), aiming to understand trends in higher education and the impact of technological advancements on academic training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pedro Henrique Felisdorio Cardoso dos Santos.pdf882,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons