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Título : Análise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayer
Autor : SILVA, Dayane Lira da
Palabras clave : Computação em Nuvem; Jogos; Análise de desempenho
Fecha de publicación : 6-ago-2025
Citación : SILVA, Dayane Lira da. Análise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayer. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho avalia o desempenho de uma arquitetura serverless aplicada ao desenvolvimento de jogos multiplayer online, comparando-a com o modelo tradicional cliente-servidor. Para isso, foram desenvolvidas duas versões funcionais de um jogo da velha: uma baseada em FastAPI e MongoDB executada em uma instância EC2 (cliente-servidor), e outra utilizando serviços gerenciados da AWS como API Gateway, Lambda e DynamoDB (serverless). Foram realizados testes de carga simulando até 1000 usuários concorrentes, utilizando a ferramenta Locust. Os resultados mostraram que, embora o modelo cliente-servidor tenha se destacado com baixa carga, apresentou degradação significativa com o aumento da concorrência. Em contraste, a arquitetura serverless demonstrou melhor escalabilidade e estabilidade, oferecendo tempos de resposta mais previsíveis em cenários de alta demanda. Conclui-se que a computação serverless é uma abordagem promissora no contexto abordado, embora traga desafios como cold starts e gerenciamento de estado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65589
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia da Computação

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