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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65589

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERRAZ, Carlos André Guimarães-
dc.contributor.authorSILVA, Dayane Lira da-
dc.date.accessioned2025-08-29T13:44:17Z-
dc.date.available2025-08-29T13:44:17Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Dayane Lira da. Análise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayer. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65589-
dc.description.abstractEste trabalho avalia o desempenho de uma arquitetura serverless aplicada ao desenvolvimento de jogos multiplayer online, comparando-a com o modelo tradicional cliente-servidor. Para isso, foram desenvolvidas duas versões funcionais de um jogo da velha: uma baseada em FastAPI e MongoDB executada em uma instância EC2 (cliente-servidor), e outra utilizando serviços gerenciados da AWS como API Gateway, Lambda e DynamoDB (serverless). Foram realizados testes de carga simulando até 1000 usuários concorrentes, utilizando a ferramenta Locust. Os resultados mostraram que, embora o modelo cliente-servidor tenha se destacado com baixa carga, apresentou degradação significativa com o aumento da concorrência. Em contraste, a arquitetura serverless demonstrou melhor escalabilidade e estabilidade, oferecendo tempos de resposta mais previsíveis em cenários de alta demanda. Conclui-se que a computação serverless é uma abordagem promissora no contexto abordado, embora traga desafios como cold starts e gerenciamento de estado.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComputação em Nuvempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.titleAnálise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7716805104151473pt_BR
dc.description.abstractxThis work evaluates the performance of a serverless architecture applied to the development of online multiplayer games, comparing it with the traditional client-server model. To this end, two functional versions of a tic-tac-toe game were developed: one based on FastAPI and MongoDB running on an EC2 instance (client-server), and another using AWS managed services such as API Gateway, Lambda, and DynamoDB (serverless). Load tests simulating up to 1000 concurrent users were conducted using the Locust tool. The results showed that, although the client-server model performed well under low load, it experienced significant degradation as concurrency increased. In contrast, the serverless architecture demonstrated better scalability and stability, offering more predictable response times in high-demand scenarios. It is concluded that serverless computing is a promising approach in the evaluated context, although it presents challenges such as cold starts and state management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

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