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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65589
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERRAZ, Carlos André Guimarães | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dayane Lira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:44:17Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T13:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayane Lira da. Análise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayer. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65589 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho avalia o desempenho de uma arquitetura serverless aplicada ao desenvolvimento de jogos multiplayer online, comparando-a com o modelo tradicional cliente-servidor. Para isso, foram desenvolvidas duas versões funcionais de um jogo da velha: uma baseada em FastAPI e MongoDB executada em uma instância EC2 (cliente-servidor), e outra utilizando serviços gerenciados da AWS como API Gateway, Lambda e DynamoDB (serverless). Foram realizados testes de carga simulando até 1000 usuários concorrentes, utilizando a ferramenta Locust. Os resultados mostraram que, embora o modelo cliente-servidor tenha se destacado com baixa carga, apresentou degradação significativa com o aumento da concorrência. Em contraste, a arquitetura serverless demonstrou melhor escalabilidade e estabilidade, oferecendo tempos de resposta mais previsíveis em cenários de alta demanda. Conclui-se que a computação serverless é uma abordagem promissora no contexto abordado, embora traga desafios como cold starts e gerenciamento de estado. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Computação em Nuvem | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho de soluções serverless para jogos multiplayer | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7716805104151473 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work evaluates the performance of a serverless architecture applied to the development of online multiplayer games, comparing it with the traditional client-server model. To this end, two functional versions of a tic-tac-toe game were developed: one based on FastAPI and MongoDB running on an EC2 instance (client-server), and another using AWS managed services such as API Gateway, Lambda, and DynamoDB (serverless). Load tests simulating up to 1000 concurrent users were conducted using the Locust tool. The results showed that, although the client-server model performed well under low load, it experienced significant degradation as concurrency increased. In contrast, the serverless architecture demonstrated better scalability and stability, offering more predictable response times in high-demand scenarios. It is concluded that serverless computing is a promising approach in the evaluated context, although it presents challenges such as cold starts and state management. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Dayane Lira da Silva.pdf | 575,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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