Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548
Compartilhe esta página
Título: | A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista |
Autor(es): | SILVA, Robson Santana da |
Palavras-chave: | Geografia; Literatura; Ensino |
Data do documento: | 5-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Robson Santana da. A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista. Dissertação (Mestrado Ensino de Geografia em rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/ ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/ migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim, através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que podem ser postas em prática em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Robson Santana da Silva.PDF | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons