Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo Rogerio de Freitas-
dc.contributor.authorSILVA, Robson Santana da-
dc.date.accessioned2025-08-28T13:12:18Z-
dc.date.available2025-08-28T13:12:18Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Santana da. A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista. Dissertação (Mestrado Ensino de Geografia em rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548-
dc.description.abstractEste trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/ ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/ migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim, através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que podem ser postas em prática em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0462209917520458pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7291026502561817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis work proposes a dialogue between Geography and Literature, using place as a conceptual tool for this approach. In this work, the concept of place is discussed as an introductory, but necessary element for the study/teaching of other geographic concepts, as well as themes such as: rural exodus/migration and its impacts on urbanization. Thus, both the concept in question and the aforementioned themes were discussed in two works of Brazilian Literature: Vidas Secas by Graciliano Ramos and Homens e Caranguejos by Josué de Castro. These two works were analyzed in a complementary way, taking into account the possibility of dialogue between their respective plots. This entire process was based on the humanist current in dialogue with Critical Geography. Finally, through the methodological path of this work, some activities that can be put into practice in the classroom are suggested.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Robson Santana da Silva.PDF2,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons