Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Paulo Rogerio de Freitas | - |
dc.contributor.author | SILVA, Robson Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T13:12:18Z | - |
dc.date.available | 2025-08-28T13:12:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Robson Santana da. A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista. Dissertação (Mestrado Ensino de Geografia em rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/ ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/ migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim, através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que podem ser postas em prática em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0462209917520458 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7291026502561817 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes a dialogue between Geography and Literature, using place as a conceptual tool for this approach. In this work, the concept of place is discussed as an introductory, but necessary element for the study/teaching of other geographic concepts, as well as themes such as: rural exodus/migration and its impacts on urbanization. Thus, both the concept in question and the aforementioned themes were discussed in two works of Brazilian Literature: Vidas Secas by Graciliano Ramos and Homens e Caranguejos by Josué de Castro. These two works were analyzed in a complementary way, taking into account the possibility of dialogue between their respective plots. This entire process was based on the humanist current in dialogue with Critical Geography. Finally, through the methodological path of this work, some activities that can be put into practice in the classroom are suggested. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Robson Santana da Silva.PDF | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons