Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65546

Compartilhe esta página

Título: Análise exploratória sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computação
Autor(es): ESPÍNDOLA, Leonardo do Rêgo
Palavras-chave: Business Intelligence; Data Warehouse; Desempenho Acadêmico; Evasão Escolar; Analítica Educacional
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: ESPÍNDOLA, Leonardo do Rêgo. Análise exploratória sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Ciência da computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence para análise exploratória do desempenho acadêmico dos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Utilizando técnicas de data warehousing e visualização de dados, o estudo investiga padrões relacionados ao desempenho dos estudantes, com foco na identificação de características associadas à evasão e retenção. A pesquisa implementa um modelo dimensional (Star Schema) e um processo ETL (Extraction, Transformation, Load) estruturado em camadas, utilizando o SQL Server como repositório central e o Power BI como ferramenta de visualização. A partir da análise de dados coletados entre 2009 e 2019, foram exploradas nove questões relacionadas ao desempenho por forma de ingresso, distribuição demográfica, disciplinas críticas, evolução temporal dos indicadores e tempo de conclusão do curso. Os resultados revelaram padrões distintos: alunos ingressantes por cotas apresentaram maiores taxas de reprovação (32,03% vs. 16,78%); observou-se disparidade significativa na distribuição por sexo (87,4% masculino, 12,6% feminino); as taxas de reprovação concentram-se nos períodos iniciais (39,07% no 1º período e 43,94% no 2º período); o tempo médio de conclusão (5,75 anos) supera o previsto (4,5 anos); e as taxas de evasão são mais elevadas entre alunos cotistas (23,18%) comparadas aos de ampla concorrência (18,00%). Os dashboards desenvolvidos permitem análises multidimensionais através de operações OLAP, fornecendo insights valiosos para apoiar a gestão acadêmica em tomadas de decisão baseadas em evidências. O trabalho contribui com a proposta de um modelo dimensional específico para análise acadêmica e com recomendações para intervenções focadas na melhoria do desempenho estudantil e redução da evasão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65546
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo do Rêgo Espíndola.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons