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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORNÉLIO, Márcio Lopes-
dc.contributor.authorESPÍNDOLA, Leonardo do Rêgo-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:59:08Z-
dc.date.available2025-08-28T12:59:08Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationESPÍNDOLA, Leonardo do Rêgo. Análise exploratória sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Ciência da computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65546-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence para análise exploratória do desempenho acadêmico dos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Utilizando técnicas de data warehousing e visualização de dados, o estudo investiga padrões relacionados ao desempenho dos estudantes, com foco na identificação de características associadas à evasão e retenção. A pesquisa implementa um modelo dimensional (Star Schema) e um processo ETL (Extraction, Transformation, Load) estruturado em camadas, utilizando o SQL Server como repositório central e o Power BI como ferramenta de visualização. A partir da análise de dados coletados entre 2009 e 2019, foram exploradas nove questões relacionadas ao desempenho por forma de ingresso, distribuição demográfica, disciplinas críticas, evolução temporal dos indicadores e tempo de conclusão do curso. Os resultados revelaram padrões distintos: alunos ingressantes por cotas apresentaram maiores taxas de reprovação (32,03% vs. 16,78%); observou-se disparidade significativa na distribuição por sexo (87,4% masculino, 12,6% feminino); as taxas de reprovação concentram-se nos períodos iniciais (39,07% no 1º período e 43,94% no 2º período); o tempo médio de conclusão (5,75 anos) supera o previsto (4,5 anos); e as taxas de evasão são mais elevadas entre alunos cotistas (23,18%) comparadas aos de ampla concorrência (18,00%). Os dashboards desenvolvidos permitem análises multidimensionais através de operações OLAP, fornecendo insights valiosos para apoiar a gestão acadêmica em tomadas de decisão baseadas em evidências. O trabalho contribui com a proposta de um modelo dimensional específico para análise acadêmica e com recomendações para intervenções focadas na melhoria do desempenho estudantil e redução da evasão.pt_BR
dc.format.extent108p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBusiness Intelligencept_BR
dc.subjectData Warehousept_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.subjectAnalítica Educacionalpt_BR
dc.titleAnálise exploratória sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3776948564582273pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the development of a Business Intelligence solution for exploratory analysis of academic performance of Computer Science students at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Using data warehousing and data visualization techniques, the study investigates patterns related to student performance, focusing on identifying characteristics associated with dropout and retention. The research implements a dimensional model (Star Schema) and a layered ETL (Extraction, Transformation, Load) process, using SQL Server as the central repository and Power BI as the visualization tool. Based on data collected between 2009 and 2019, nine specific questions related to performance by admission type, demographic distribution, critical courses, temporal evolution of indicators, and time to degree completion were explored. The results revealed distinct patterns: quota students showed higher failure rates (32.03% vs. 16.78%); significant disparity was observed in gender distribution (87.4% male, 12.6% female); failure rates concentrate in initial periods (39.07% in the 1st semester and 43.94% in the 2nd semester); the average completion time (5.75 years) exceeds the expected (4.5 years); and dropout rates are higher among quota students (23.18%) compared to open competition students (18.00%). The developed dashboards allow multidimensional analyses through OLAP operations, providing valuable insights to support academic management in evidence-based decision-making. The work contributes with the proposal of a specific dimensional model for academic analysis and with recommendations for interventions focused on improving student performance and reducing dropout rates.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduationCIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

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