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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65512

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Title: A aprendizagem baseada em problemas para o ensino de cinética química no ensino médio.
Authors: GONCALVES, Marlonn Marcelo Santos
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas; Ensino de Química; Cinética química; Desperdício de alimentos
Issue Date: 15-Aug-2025
Citation: GONCALVES, Marlonn Marcelo Santos. A aprendizagem baseada em problemas para o ensino de cinética química no ensino médio. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Diante das limitações dos métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes não despertam o interesse dos estudantes nem promovem uma compreensão crítica dos conteúdos, emergem propostas metodológicas capazes de tornar o ensino de Química mais engajador e contextualizado. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar de que forma a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) contribui para o ensino de cinética química no ensino médio, utilizando como contexto o problema do desperdício de alimentos. A investigação foi conduzida com uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco, a partir da aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos pressupostos da ABP. O desenvolvimento da proposta ocorreu ao longo de três semanas, distribuídas em cinco aulas de 50 minutos cada, envolveu etapas distintas, que incluíram o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, a realização de um estudo com mediação docente e, posteriormente, a resolução do problema proposto. A análise dos dados, foi realizada com base em dois eixos: verificar as implicações do uso da aprendizagem baseada em problemas para o entendimento dos conceitos de cinética química e identificar as relações estabelecidas pelos estudantes entre os campos políticos, sociais e científicos apresentados no problema numa perspectiva crítico reflexiva. Os resultados da pesquisa apontam indícios de evolução nas respostas dos estudantes, sugerindo avanços tanto no campo conceitual quanto no desenvolvimento de uma postura mais crítica e formativa. Observou-se que os estudantes passaram a empregar termos científicos com maior precisão e a relacionar os conhecimentos químicos com questões estruturais da sociedade. Dessa forma, esses resultados sugerem que a ABP pode se constituir como uma abordagem eficaz para o ensino de Química, ao favorecer a mobilização de saberes científicos em contextos concretos e promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65512
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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