Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65512

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorGONCALVES, Marlonn Marcelo Santos-
dc.date.accessioned2025-08-27T16:51:12Z-
dc.date.available2025-08-27T16:51:12Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-26-
dc.identifier.citationGONCALVES, Marlonn Marcelo Santos. A aprendizagem baseada em problemas para o ensino de cinética química no ensino médio. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65512-
dc.description.abstractDiante das limitações dos métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes não despertam o interesse dos estudantes nem promovem uma compreensão crítica dos conteúdos, emergem propostas metodológicas capazes de tornar o ensino de Química mais engajador e contextualizado. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar de que forma a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) contribui para o ensino de cinética química no ensino médio, utilizando como contexto o problema do desperdício de alimentos. A investigação foi conduzida com uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco, a partir da aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos pressupostos da ABP. O desenvolvimento da proposta ocorreu ao longo de três semanas, distribuídas em cinco aulas de 50 minutos cada, envolveu etapas distintas, que incluíram o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, a realização de um estudo com mediação docente e, posteriormente, a resolução do problema proposto. A análise dos dados, foi realizada com base em dois eixos: verificar as implicações do uso da aprendizagem baseada em problemas para o entendimento dos conceitos de cinética química e identificar as relações estabelecidas pelos estudantes entre os campos políticos, sociais e científicos apresentados no problema numa perspectiva crítico reflexiva. Os resultados da pesquisa apontam indícios de evolução nas respostas dos estudantes, sugerindo avanços tanto no campo conceitual quanto no desenvolvimento de uma postura mais crítica e formativa. Observou-se que os estudantes passaram a empregar termos científicos com maior precisão e a relacionar os conhecimentos químicos com questões estruturais da sociedade. Dessa forma, esses resultados sugerem que a ABP pode se constituir como uma abordagem eficaz para o ensino de Química, ao favorecer a mobilização de saberes científicos em contextos concretos e promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectDesperdício de alimentospt_BR
dc.titleA aprendizagem baseada em problemas para o ensino de cinética química no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4940763454561776pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxGiven the limitations of traditional teaching methods, which often fail to engage students or promote a critical understanding of content, new methodological approaches have emerged that aim to make Chemistry teaching more engaging and contextualized. This study aimed to analyze how the implementation of Problem-Based Learning (PBL) contributes to the teaching of chemical kinetics in high school, using food waste as the contextual problem. The investigation was carried out with a second-year high school class from a public school in the countryside of Pernambuco, through the implementation of a didactic sequence based on the principles of PBL. The proposal was developed over three weeks, distributed across five 50-minute lessons, and included distinct stages: assessing students’ prior knowledge, conducting a study with teacher mediation, and subsequently solving the proposed problem. Data analysis was based on two axes: examining the implications of using PBL for understanding chemical kinetics concepts, and identifying the connections established by students between political, social, and scientific aspects of the problem from a critical-reflective perspective. The results indicate signs of progress in students' responses, suggesting advances both in conceptual understanding and in the development of a more critical and formative posture. It was observed that students began to use scientific terms more precisely and to relate chemical knowledge to structural issues in society. The results suggest that PBL can be an effective approach to Chemistry teaching, as it fosters the mobilization of scientific knowledge in real-life contexts and promotes the development of students' critical thinking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marlonn Marcelo Santos Gonçalves.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons