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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65436

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Título: Elementos químicos do grupo representativo: um olhar sobre a formação docente.
Autor(es): SANTOS, Paulo Ricardo de Souza
Palavras-chave: Elementos representativos; Formação docente; Química nova na escola; PPCs; Contextualização
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: SOUZA SANTOS, Paulo Ricardo de. Elementos químicos do grupo representativo: um olhar sobre a formação docente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Os elementos químicos representativos são fundamentais para a compreensão das propriedades e reações químicas, sendo essenciais para diversas aplicações científicas e tecnológicas. Contudo, a apresentação e mediação de características químicas e físico-químicas de tais elementos, no ensino superior, muitas vezes é tangenciada por abordagens predominantemente descontextualizadas e focadas na memorização. Assim, a presente pesquisa buscou analisar como essa temática é abordada na seção “Elementos Químicos” da Revista Química Nova na Escola (QNEsc) e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciaturas em Química de Universidades Federais do Brasil. A pesquisa, de natureza exploratória e aplicada, empregou cienciometria para análise quantitativa e análise de conteúdo para interpretar dados de artigos da QNEsc e ementas de 45 Universidades Federais. Os resultados mostraram que o tópico “Propriedades dos Elementos Químicos” é mais frequente nas ementas relacionadas aos Elementos Representativos. As disciplinas que abordam os elementos representativos apresentam nomenclaturas diversas, devido a autonomia institucional, com a “Química Inorgânica 1” sendo a escolha mais frequente. Além disso, observou-se que as ementas apresentam forte correlação com sumários de livros clássicos de Química Inorgânica, sendo a obra de Shriver e Atkins a mais correlacionada. Ao analisar os artigos da QNEsc, observou-se uma estrutura similar, revelando uma significativa aproximação entre os tópicos abordados nos artigos e nas ementas. Tópicos como “propriedades físico-químicas”, “obtenção” e “aplicações” foram recorrentes nos artigos, evidenciando o potencial contextualizador da revista para a formação dos futuros professores de Química. Desta forma, esta pesquisa consegue mostrar que durante a formação docente em Química, é possível integrar entre teoria e prática favorecendo um ensino mais contextualizado dos elementos representativos. A pesquisa destaca ainda que a revista QNEsc é um recurso valioso para enriquecer essa formação inicial e promover a contextualização. Conclui-se que é essencial a necessidade de currículos mais dinâmicos, que integrem abordagens interdisciplinares e contextualizadas, preparando os futuros docentes não apenas para o domínio do conteúdo, mas também para sua aplicação reflexiva e socialmente relevante no ensino de Química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65436
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